Você sabe como é fabricada a cerveja e qual a sua origem?

Você sabe como é fabricada a cerveja e qual a sua origem?

A cerveja é umas das bebidas preferidas mundo a fora e também uma das mais antigas que se tem notícias. Restos de cerveja foram encontrados em vasos que datam de 7.000 a.C.

Mas foi a Alemanha que popularizou a cerveja, tendo a primeira data de fabricação documentada na data de 800 a.C. País que, ainda hoje,  mantém o maior número de cervejarias no mundo.

A cerveja ganhou esse nome como uma homenagem  à Ceres, a deusa da agricultura e da fertilidade na mitologia latina.

Os principais ingredientes para a preparação da cerveja são:  a água,  malte, cereais não maltados, o lúpulo, que é a planta responsável pelo amargo da cerveja; fermento, que é responsável pela transformação dos açúcares em álcool e gás carbônico.

A fabricação da cerveja começa com a moagem do malte. Depois vem a mistura com a água quente. O caldo obtido com os açúcares do malte é chamado mosto. Depois vem a mistura dos cereais não maltados, dos xaropes ou açúcares durante a fervura do mosto.

Numa segunda fase, o mosto é decantado e filtrado e segue para a fervura em um tanque. Nesse momento adiciona-se o lúpulo. Depois disso, essa mistura é resfriada para a fermentação. Para isso, o líquido permanece num tanque durante 5 e 10 dias.

Depois vem a fase da maturação, em que a cerveja permanece em temperaturas entre 0 e -2 graus por vários dias. Para finalizar o processo, acontece uma segunda filtração da cerveja e finalmente o envase.

Fonte: www.sitedecuriosidades.com