Vinho Verde: o sabor que surpreende

Vinho Verde: o sabor que surpreende

Você já ouviu falar do vinho verde? Bom, pra começo de conversa, ele não é verde! Curiosamente, até hoje não se sabe o real motivo para esta denominação, mas existem duas teorias quanto ao nome do vinho.

A primeira é que, por ser um vinho jovem, usa-se uvas que não estão maduras ainda, ou seja, verdes, o que dá acidez a bebida. Já a segunda teoria envolve o local de origem do vinho. Criado em Portugal, uma terra com paisagens e muita natureza, o nome “vinho verde” remeteria à visão linda que se tem na região.

As duas fazem muito sentido, não é? 

Porém, no post de hoje vamos deixar um pouquinho de lado as teorias que abrangem o vinho e focar na história e nos fatos do tão famoso e procurado vinho verde. 

Origem do Vinho Verde

Por ser produzido pela primeira vez em Portugal, o vinho é muito importante para a cultura do país. Tanto que o local de fabricação foi reconhecido em 1908 como a Região Demarcada dos Vinhos verdes. 

A bebida foi a primeira a ser reconhecida fora das fronteiras de Portugal, principalmente na Inglaterra. Mesmo assim, nenhum outro país consegue produzir o vinho com a fiel fórmula e qualidade como o país de origem.

Características do Vinho Verde

Por ser um vinho jovem que não passou por longos períodos de maturação, ele é pronto para ser consumido. O frescor marcante e a refrescância deixam o vinho mais atraente no verão, visto que ele é surpreendente ao ser servido gelado.

Uma bebida leve e pouco alcoólica, o sabor ácido se mistura com o equilíbrio do frescor e deixa uma bebida harmoniosa e de fácil degustação.

Cores do Vinho Verde

Calma, sabemos que esse tópico confundiu um pouco sua cabeça mas você vai ver que não é complexo. Como vimos, o vinho verde é conhecido por esse nome por causa de sua acidez ou/e pelo local de onde surgiu, certo?

 Por isso, existem cores diferentes do vinho verde. A característica é de vinho verde –ácido e refrescante- mas cada um possui suas especificidades. 

Bom, vamos lá.

Verdes Brancos

A cor lembra tons de palha, puxado para o branco. O sabor é um ácido muito intenso, mas que ao mesmo tempo consegue ser delicado e equilibrado. O aroma floral e de frutas evidencia o tão reconhecido frescor do Vinho Verde. É incrível a mistura de sabor e aroma em seu paladar a cada gole. 

Verdes Rosados

Neste caso, existem dois tipos de Verdes Rosados: o levemente rosado, mais puxado pro rose e o rosa forte. Ambos possuem um aroma de frutas vermelhas. Jovens e com sabor persistente, o frescor natural dessa bebida é surpreendente. 

Verde Tintos

Sua maior característica é uma coloração marcante com uma espuma puxada pro avermelhado. O aroma lembra frutos silvestres, o que dá originalidade para o vinho. E sem esquecer do mais importante: o sabor. Ácido marcante e uma sensação de frescor no paladar. 

Uma curiosidade sobre ele é que, por serem intensos, são utilizados como ingredientes em algumas receitas especiais. Além de ser utilizado para harmonização, é claro. Um vinho com alto potencial gastronômico. 

Espumantes

Servi-lo em baixas temperaturas é a tática para evidenciar o frescor aromático da bebida. Este espumante é conhecido por ser mais adocicado. Entretanto, depende muito de cada garrafa, visto que a doçura da bebida se dá a partir da concentração de resíduos de açúcar presente no resultado final, por isso, varia bastante.

Como consumir?

Como são vinhos ácidos, é recomendado consumi-los em temperaturas mais baixas para que essa acidez não seja intensificada tornando-se algo negativo e não uma sensação refrescante. É preciso cuidar muito a temperatura de serviço.

A bebida combina muito com frutos do mar e peixes de água salgada. Por isso, pratos que levam salmão, peixes, polvo ou até saladas combinam muito com os vinhos. Além disso, são perfeitos para comer com sushi. Porém, a melhor escolha são os elaborados com polvo, pois a acidez do vinho vai contrastar com o polvo dando o destaque necessário para uma experiência única de refeição.

Vale a pena experimentar?

Para quem gosta de um vinho com um gosto mais jovem e ácido, não deveria nem pensar duas vezes antes de experimentar o Vinho Verde. Muito famoso e procurado pelos apreciadores de boas bebidas, o vinho verde chegou para marcar momentos e sensações únicas.

Aliás, você sabia que, por ser um vinho marcante e original, algumas vinícolas estão produzindo diferentes fórmulas para jogar um pouco mais com a acidez e a intensidade dos aromas? Por isso, fique ligado porque o vinho verde está em constante mudança e com certeza vêm por aí muitas novidades.

Gostou do conteúdo? Para acompanhar os nossos posts, nos acompanhe nas redes sociais. 

E não esquecendo, para você que ficou curioso para sentir o tão sabor intenso do Vinho Verde, acesse nossa loja e adquira já o de sua preferência. Até porque, aqui na Bebidas Famosas, qualidade é o que não falta!


Seleção de Vinhos