Vinho no inverno: Conheça 10 opções para apreciar na estação

Vinho no inverno: Conheça 10 opções para apreciar na estação

Todos sabemos que não há combinação mais perfeita do que vinho e inverno. Isso porque, a bebida é perfeita para ser consumida em dias mais frios em sua temperatura ambiente e ajuda a aquecer o corpo além de combinar perfeitamente com os pratos da estação. 

Nessa época do ano os vinhos tintos costumam ser mais populares, pois eles possuem uma estrutura maior.

Com a chegada dessa estação maravilhosa no dia 21/06 a Bebidas Famosas, separou 10 indicações de vinhos para você aproveitar o inverno da melhor forma possível. Continue lendo e saiba mais!

Cabernet Sauvignon 

O Cabernet Sauvignon possui um corpo intenso com taninos moderados, além de ser uma uva muito popular no mundo inteiro. No seu aroma é possível encontrar notas de cedro, frutas vermelhas e negras além de especiarias. Contudo, no paladar é possível sentir um sabor frutado agradável. 

Apesar de ser uma bebida super conhecida, degustar uma garrafa desse vinho no inverno é uma experiência completamente única e diferente. Além disso, a bebida possui um outro aroma e paladar no inverno, onde é possível combina-la com pratos quentes da estação e deliciar-se. 

O Cabernet Sauvignon pode ser servido com carnes vermelhas, queijos como o cheddar e gorgonzola, além de massas e lasanhas ao molho vermelho. 

Malbec

Sendo um dos mais produzidos e consumidos na Argentina, os vinhos da uva Malbec, são originários do país onde os invernos são muito mais rigorosos. Dessa forma, a bebida possui uma textura encorpada, com taninos mais estruturados e um final doce na boca que remete às frutas vermelhas e negras. 

Lareira + vinho Malbec são a dupla perfeita para os dias frios. O vinho combina perfeitamente com uma tábua de queijos, como o gorgonzola, muçarela de búfala, provolone ou o queijo suiço. 

Para quem aprecia um bom churrasco com carnes mais gordurosas, como bife, picanha, bife de chorizo ou cordeiro, o vinho Malbec é um maravilhoso acompanhamento para essa refeição. 

Syrah

Como mais um exemplo de tinto encorpado, a uva Syrah (também conhecida como shiraz) possui taninos e uma acidez bem equilibrados, com aromas de frutas vermelhas e negras. Com notas de especiarias, como pimenta preta, cravo-da-índia e canela no final da boca. 

Por possuir essas características, a bebida acompanha pratos condimentados que possuem em sua composição cominho e pimenta do reino, esses temperos inclusive podem aguçar o paladar e tornar a degustação ainda melhor. Como exemplo de condimentados podemos citar o ossobuco, e a carne suína grelhada. 

Chardonnay

Diferentes dos outros vinhos, o Chardonnay não costuma ser tão popular nos climas mais frios. Entretanto, os vinhos brancos da uva Chardonnay costumam ser encorpados e com características super marcantes. Nos aromas e no paladar apresenta muita riqueza, com notas de frutas brancas, ervas e especiarias.

Para o inverno a dica é apostar em vinhos dessa uva que possuem passagem por barricas. Isso porque além de possuírem aromas de caramelo e baunilha, tendem apresentar uma maior complexidade. 

Quando acompanhado de sopas, caldos de peixe, cogumelos e vegetais se torna uma bebida excelente para o inverno. 

Vinho do Porto

O vinho do Porto possui uma graduação alcoólica que é mais alta que as dos demais vinhos. A bebida possui um sabor rico, composto por notas de caramelo, frutas vermelhas, negras e algumas especiarias. Chocolates, torta de frutas, castanhas e os queijos azuis são ótimos para se obter boas harmonizações

Sangiovese 

Os pratos consumidos em estações mais frias como massas ao molho vermelho, lasanhas, pizzas, vegetais assados e queijos curados, que possuem uma estrutura e sabores intensos são perfeitos para harmonizar com o vinho Sangiovese. A bebida possui taninos que são bem presentes com um alto nível de acidez.

Nebbiolo

A uva Nebbiolo é originária de uma região que dá origem a vinhos muito rústicos e potentes. Portanto, a bebida deve ser harmonizada com comidas que carreguem sabores igualmente intensos e deliciosos para serem desfrutados em dias frios, como o ragu, cordeiro e queijos mais cremosos. 

Merlot 

Conhecida por sua versatilidade, a uva Merlot pode gerar vinhos que são mais leves e também os mais pesados, de acordo com o terroir. 

A uva Merlot tem se destacado mundialmente por sua produção no Brasil, que traz rótulos maravilhosos principalmente na parte Sul do país. Dessa forma, se você optar por um vinho Merlot brasileiro acaba pagando um preço justo e apoiando o crescimento do mercado nacional. 

Além disso, a bebida conta com uma acidez média e equilibrada, combina bem com assados de aves e porco, queijos que possuem massa semi-dura e molhos mais encorpados. 

Jerez

O vinho Jerez assim como o do Porto possui uma variedade fortificada, pois ele possui vários subtipos e demora anos para ser vinificada. 

Além disso, para acompanhar essa bebida, uma tábua de queijos e produtos de charcutaria formam uma harmonização perfeita tanto na acidez, como com o sabor adocicado que o vinho possui. 

Champagne

Os vinhos de Champagne são produzidos em uma região que fica localizada no noroeste da França, que marcam na maior parte do ano temperaturas que não ultrapassam os 10 graus. Entretanto, nesta região o espumante passa por um processo de fermentação muito cauteloso e demorado.  

Champagnes que tenham passado por barrica são a melhor opção para serem consumidos no inverno. Pois eles possuem características mais encorpadas e notas de amêndoas, que combinam muito bem com a estação.

Quem não ama um vinho no inverno não é mesmo?! Acesse nossa loja e confira os vinhos que estão presentes por lá. Por fim, continue acessando o nosso blog para ficar por dentro de muitas novidades, dicas e curiosidades sobre o mundo das bebidas.  

Conheça nossa seleção de vinhos