Tudo o que você precisa saber sobre vinho do porto

Tudo o que você precisa saber sobre vinho do porto

O vinho do Porto: natural e fortificado, traduz a cada taça o estilo português de produzir bebidas famosas.

A região do Douro, próxima a cidade portuguesa do Porto tem a exclusividade na produção das melhores uvas que são utilizadas para vinificar o vinho do porto.

Douro - Portugal

Douro – Portugal

Como é reconhecido por todo bom amante da bebida, o clima da região é extremamente importante para o sucesso da produção do vinho do porto. Estações do ano bem definidas, tanto para o quente quanto para o frio, solo rico em nutrientes e uma característica peculiar – a alta capacidade de retenção de água. Estes fatores combinados permitem que as videiras sobrevivam com saúde e as colheitas sejam produtivas.

O vinho do porto é um dos mais antigos do mundo. É uma bebida para ser degustada após anos de maturidade.

Fortificado, o vinho do porto recebe, durante o processo de fermentação, quantidades de aguardente vínica – essa mistura interrompe a reação química em andamento e faz com que o açúcar da uva permaneça na bebida, dando ao vinho do porto a doçura, uma de suas mais tradicionais marcas.

10139685583_d6e22c8dc1_z

Uvas na região do Douro – Portugal

Além dos tintos que são os mais famosos, também é possível encontrar vinho do porto branco, nas variedades Tawny, Ruby, LBV – Late Bottled Vintage, Reserva e Ruby básico.

 

Alguns mitos históricos sobre o vinho do porto

 

1. “O vinho do porto dura para sempre; mesmo depois de aberto”

Mito! Assim como outras bebidas, o vinho do porto precisa ser consumido quando aberto. Do contrário, pode sofrer oxidação e perder qualidade. O tempo médio para consumi-lo em boas condições fica entre três ou quatro semanas.

2. “O vinho do porto deve ser decantado”

Mito! O vinho do porto, quando engarrafado, já está pronto para consumo e não precisa ser decantado antes de servir! Somente os que tem mais de 10 anos de colheita devem passar pelo processo, devido às borras que surgem no fundo da garrafa.

3. “O vinho do porto deve ser servido à temperatura ambiente”

Parcialmente verdade. Em climas onde a temperatura ambiente varie entre 17°C e 18°C, não há necessidade de o vinho do porto passar por qualquer processo de diminuição da temperatura. Para climas mais quentes, ele deve ser refrescado até alcançar aquelas temperaturas.

4. “O vinho do porto só pode ser bebido como aperitivo ou vinho de sobremesa”

Mito! O vinho do porto de fato é bastante reconhecido como acompanhante ideal de sobremesas e para abrir grandes noites. Ele combina com diversos pratos e ocasiões. Opções de menu com peixes gordurosos são de excelente harmonização, assim como combinados com queijos e chocolates.

5. “Beber vinho do porto causa dores de cabeça”

Mito! Talvez esta seja uma das mais famosas histórias relacionadas ao vinho do porto da qual se tem notícia. Pelo seu processo de fermentação, ele traz benefícios para a saúde, e o segredo está na moderação.

 

Garanta a sua garrafa de vinho do porto agora mesmo no Bebidas Famosas e leve tradição, sabor e história para a sua mesa.