Vinho com peixe e frutos do mar: as melhores combinações

Vinho com peixe e frutos do mar: as melhores combinações

Vinho com peixe e frutos do mar: as melhores combinações

Seja pelas culturas regionais, devido a vasta costa oceânica, ou pelas diversas influências na sua colonização, o Brasil tem em sua culinária uma grande variedade de peixes e frutos do mar. 

Na hora de harmonizar os pratos, além do peixe ou crustáceo, deve-se levar em conta o tipo de preparo e também os temperos e molhos.

A velha máxima “peixe combina com vinho branco” é sempre válida, mas não é uma regra. Os vinhos rosés também combinam bastante com pratos a base de peixe.

O frescor dos espumantes pode ser uma boa pedida quando o prato apresentar especiarias como pimentas, dendê e leite de coco, por exemplo. Nesses pratos, o cozimento reforça os temperos e a acidez dos espumantes pode valorizar a receita, permitindo que o paladar fique limpo para a próxima garfada. Já para a moqueca de peixe, uma boa combinação são os vinhos brancos secos, pouco alcoólicos, bons para enfrentar a untuosidade de todos os ingredientes fortes e intensos deste prato cheio de sabores e aromas.

Já um prato com bacalhau, pode ser combinado com vinhos brancos intensos se levar na preparação leite ou cremes. Se for grelhado ou assado, casa bem com um tinto bem maduro ou com alguns leves feitos com a uva Tempranillo.

Frescos e aromáticos, um sauvignon blanc ou um chardonnay, sem madeira, são uma ótima combinação para acompanhar aquele petisco de camarões fritos, ostras e pequenos peixes empanados. Se o prato for mais pesado como lagostas e risoto de camarão, escolha chardonnays mais encorpados, com passagem por madeira.

Um bom espumante Brut é a combinação perfeita para o salmão cru dos sashimis, e vários pratos japoneses, inclusive os famosos temakis. Se for cozido, assado ou grelhado, harmonize o salmão com um rosé de boa estrutura ou um tinto leve como o pinot noir ou um Syrah.

vinho com peixe

Vinho com peixe e frutos do mar: as melhores combinações

Combinar peixes e crustáceos com vinhos é um desafio divertido e pode render experiências saborosíssimas!