Tudo sobre a vodka

Tudo sobre a vodka

A vodka está presente na vida da maioria dos bons de copo, porque ela é super versátil. Para drinks no geral, caipirinhas e até pura para os mais corajosos, a vodka está lá, fazendo com que nossas noitadas sejam ainda melhores! Pensando nisso, separamos algumas informações sobre essa bebida tão amada. Afinal, melhor que beber, é beber sabendo e contando várias curiosidades para os amigos por aí!

Consumo e história

Como já dissemos antes, é uma bebida super versátil, disso todo mundo sabe. Nos países com temperaturas muito baixas, tipo a Rússia, a terra da vodka, ela é bem comumente ingerida pura, mesmo. Mas, com sua versatilidade, nos outros países ao redor do mundo (incluindo o Brasil), o mais normal é ela ser usada para misturas, principalmente com energéticos.

A bebida tornou-se popular na década de 70, quando muitos barmans começaram a elaborar drinks e coquetéis com vodka. Depois disso, ela se tornou uma das bebidas mais consumidas pelo público jovem e segue em alta até hoje.

Para consumi-la, o ideal é ter opções em temperatura ambiente, gelada e com pedras de gelo. Ter opções de bebidas para misturar, como refrigerantes, energéticos e xaropes, pode ser uma boa opção pra quem não gosta de consumir a bebida pura. Mas pura é uma delícia também, viu?

Tipos de vodka

Agora que você já sabe um pouco sobre como o seu consumo começou, é importante também saber que existem 3 principais tipos diferentes de vodka, que são classificados como:

Ocidental – pura e clara, essa vodka possui um aroma neutro e um sabor de álcool limpo, geralmente bem suave. As técnicas de produção levaram a uma vodka com mínimas quantidades de resíduos aromáticos e de sabor;

Polonesa – é caracterizada pela pureza, mas cria uma vodka de sabor e aroma mais acentuados. Tem aquele aroma adocicado bem discreto que a a gente ama, e proporciona um paladar bem suave. Assim, ela deixa um docinho na boca por um tempo.

Russa – os russos não tão pra brincadeira, por isso suas vodkas têm sabor bem marcante. Mesmo assim, são muito agradáveis de se tomar, e pode-se considerar suave, também. Uma característica forte é aquela sensação de queimar quando você toma.

 

Como saber se a vodka é de qualidade?

Agora o grand finale para você se tornar um expert em vodka! A qualidade e o preço da bebida são definidos, principalmente, por três fatores: ingredientes, destilação e filtração.

A qualidade está relacionada com a escolha de bons ingredientes. As vodkas produzidas com trigo apresentam um sabor mais suave; já as produzidas com milho, apresentam características mais neutras. Quanto a destilação, uma vodka de qualidade se baseia na capacidade de alcançar o equilíbrio entre pureza e sabor. Quanto maior a pureza da bebida, maior será a qualidade.

Ficou com água na boca de tanto ler sobre vodka? Então agora é só ir na loja da Bebidas Famosas pra comprar as melhores vodkas e aproveitar nossas promoções! Até porque não adianta só ficar sabendo de tudo sobre a vodka sem poder saboreá-la, né?