Tipos de cerveja: saiba os principais

Tipos de cerveja: saiba os principais

Só beber cerveja nem sempre é o suficiente. A gente vai se apaixonando pela bebida e ela vai virando quase um objeto de estudos. Por mais que você já entenda um pouco sobre, uma das principais coisas pra ser um bom entendedor das brejas é saber os tipos de cerveja, no mínimo, né? Por isso, estamos aqui pra te ajudar, dando uma resumidinha.

Mas, antes de começar, lembra que os tipos de cerveja são divididos também entre famílias. As principais, que vão ser comentadas aqui, são a Lager, Ale e Lambic. Entendeu? Então continuando, confere aí:

Tipos de Cerveja: Lager

Essa família contém as cervejas de baixa fermentação, geralmente mais leves e claras, mas podendo ter uma variedade de cervejas diferentes dentro desse grupo. O tipo de levedura que é usada para as cervejas Lager gostam de temperaturas mais baixas e ficam próxima ao fundo do tanque de fermentação, logo antes de decantar.

Na maioria das vezes, essas leveduras geram menos subproduto durante a fermentação. O que isso quer dizer, para o produto final? Bom, resulta nessa cerveja que você já deve conhecer: com aromas e sabores predominantes do malte e do lúpulo. Dentro do grupo, são esses os tipos de cerveja:

Pilsen: cervejas douradas e brilhantes. Apresentam um leve amargor que todo mundo ama, né? Esse tipo de cerveja nasceu na cidade de Pilsen, na República Tcheca. Elas se destacam nos aromas e sabores do malte e lúpulos.

Schwarzbier: essas cervejas são mais escuras, feitas a partir de maltes torrados. Possuem aromas que lembram chocolate, café e cacau. Uma delícia! Enfim, elas apresenta um corpo geralmente médio, e têm um paladar seco no final.

Bock: são cervejas com tom marrom, muitas vezes avermelhado. Seu aroma maltado pode remeter a nozes e chocolate e a presença dos aromas do lúpulo é reduzida. Mas cuidado: o teor alcoólico desse tipo geralmente é mais alto. Pode chegar até a 8%!

 

Ale

tipos-de-cerveja-ale

Ale são as cervejas de alta fermentação. A levedura desse tipo traz características específicas, bem simples de serem identificadas. Geralmente têm aromas e sabores mais complexos, entendeu? Na maioria das vezes com sabor frutado, vindo de subprodutos que as leveduras geram. Alguns exemplos da família Ale:

Weizenbier ou Weissbier: cervejas de trigo típicas da Bavária, região mais ao sul da alemanha. Turvas e com aromas e sabores de frutas e especiarias, elas geralmente lembram banana e cravo.

Stout: típicas do Reino Unido e Irlanda, são cervejas escuras e que dão destaque para os sabores de torrefação. Elas podem ser de baixo até alto corpo, e trazem notas de café bem intensas, de chocolate e também de cacau.

Dubbel: essa já tem estilo típico belga, com um sabor bem equilibrado. Com coloração puxada para o marrom, ela desperta aromas frutados, sendo de médio corpo.

Tipos de Cerveja: Lambic

Cervejas de fermentação espontânea, elas trazem uma sensação que lembra a de um vinho ou espumante. Legal, né? Além disso, esse tipo nasceu na região de Leembek, na Bélgica, o que originou seu nome. Então, são elas as cervejas Lambic:

Faro: cerveja lambic com adição de açúcar.

Geuze: blend de cervejas lambic.

Kriek: cerveja lambic com adição de cerejas durante o período de maturação em barrica.

Curtiu saber um pouco mais sobre os tipos de cerveja? Então fica ligado no blog da Bebidas Famosas pra saber muito mais curiosidades legais sobre o que a gente ama tanto: bebidas! E se você é cervejeiro de plantão que nem nós, corre no site da Bebidas Famosas pra conferir as cervejas novas e deliciosas que estão entrando na loja!