A taça ideal para cada tipo de vinho

A taça ideal para cada tipo de vinho

Cada tipo de vinho pede uma taça, mas será que é mesmo necessário possuir todos?

Para quem é iniciante, a compra de uma taça é tão complicado quanto comprar o vinho em si. Mas apesar de parecer uma missão quase impossível, na verdade não é tão difícil assim, basta seguir algumas regrinhas.

Uma para cada tipo de vinho?

Se formos pesquisar em livros especializados no tema, a quantidade de taças de modelos e formatos disponíveis no mercado é assustadoramente imensa. Muitos acreditam que elas são divididas por estilos: tinto, branco, rosé, espumante, porém, segundo especialistas, cada tipo de vinho possui características únicas e, entre outros fatores, o tipo de uva com que é produzido é o que determinará o modelo de taça recomendada. Conforme modelo abaixo:

 

Tacas

Essa quantidade, para muitos, é impraticável e até, dispensável. A regra para iniciar nesse caminho é simplificar. É aconselhável ter quatro tipos de taças básicas em casa: uma para os vinhos brancos, duas para os diferentes tintos  e uma para espumantes. Pode-se ir além com uma indicada para rosados, mas a de vinho branco serve muito bem para essa função.

 

Material

De início, ao adquirir suas taças, esteja atento ao material. Descarte qualquer opção que não seja totalmente transparente, afinal boa parte do prazer em degustar o vinho está no visual.

Cristal, cristal de vidro ou vidro são basicamente as três opções existentes. Elas divergem pelo teor de chumbo utilizado na produção. A de cristal possui 24% na sua composição, o cristal de vidro cerca de 10% e o vidro não tem. O chumbo é o que dá leveza às peças, por isso as taças de cristal são mais finas, delicadas e também mais porosas.
Na prática essa porosidade presente nas taças de cristal é o que ajuda a desprender o aroma do líquido, quando o mesmo entra em contato com as paredes. Esse modelo é realmente o ideal, além de ser mais atraente visualmente.

Mas como tudo, exite um porém. As taças com 100 % de cristal quebram com muita facilidade, até mesmo na hora de lavar. Nessa hora, uma boa alternativa a elas são as que possuem titânio na composição, o que torna o produto mais resistente, mesmo em situações de queda.

02

Utilização

Segurar na haste é um fator importante, além de não marcar o bojo da taça, evita que o calor das mão aqueça o líquido do seu interior.
Evitar encher a taça até a boca, além de não ser visualmente agradável, impede que o líquido oxigene e libere seu aroma. O ideal é encher 1/3 da taça.

 

Manutenção

Considerando que você já possui suas taças, é indispensável o cuidado com elas, pois simples ações podem prejudicar o ato de degustar. É recomendado lavá-las com água morna e a mínima quantidade possível de detergente neutro. Se possível não usar nada, somente a água morna, pois a porosidade das taças de cristal podem fazer com que o cheiro de sabão impregne no seu interior, dando uma sensação desagradável ao seu uso.

Lavando-as corretamente deixe que sequem ao natural ou use um pano macio para não arranhar.

01

 

Esperamos que tenhamos ajudado a compreender melhor a importância dos diferentes modelos de taças e seu uso na apreciação de vinhos.
Visite nossa loja