Dia dos namorados: Saiba como harmonizar vinho e chocolate

Dia dos namorados: Saiba como harmonizar vinho e chocolate

Você sabia que vinho e chocolate formam uma combinação magnífica? E essa combinação é perfeita para a celebração de datas especiais como o dia dos namorados ou para curtir aqueles dias mais frios. 

Se você nunca experimentou essa combinação, o dia dos namorados é a data perfeita para apreciar receitas como fondue ou apenas uma caixa de bombom com um maravilhoso vinho. 

Mas você sabe escolher os vinhos para essa combinação ser perfeita? Pensando nisso, a Bebidas Famosas preparou esse material com algumas dicas de harmonização entre vinho e chocolate. Continue lendo e saiba mais!  

A melhor harmonização entre vinho e chocolate 

Sempre quis provar essa combinação mas não sabe por onde começar? Confira algumas dicas para acertar em cheio nessa combinação:

Chocolate meio amargo e vinho encorpado

Para iniciar essa harmonização, a dica é começar com um chocolate que tenha menos açúcar e gordura, portanto, utilize o chocolate meio amargo que possua 50% ou 70% de cacau. Já que o excesso desses ingredientes pode prejudicar a percepção dos outros sabores. 

Em relação ao vinho, escolha um rótulo mais encorpado e aromático, que possua um teor de açúcar residual. Uma boa dica é o vinho tinto de sobremesa que vai criar uma sintonia perfeita com o chocolate. 

Chocolate ao leite e vinho licoroso

Conhecido por ser uma das harmonizações mais clássicas entre chocolate e vinho, isso justamente pelas características que essa bebida possui: mais encorpado, fortificado e que mantém o açúcar natural da fruta no seu processo de fermentação.

Dessa forma, os rótulos licorosos harmonizam perfeitamente com o peso que o chocolate possui. Mas tome cuidado para não exagerar! Muitas pessoas não sabem, mas esses rótulos possuem uma maior graduação alcoólica e não há chocolate que resolva esse problema.

Chocolate com alta concentração de cacau e vinho tinto seco

Os chocolates que possuem 75% de cacau costumam ser o acompanhamento perfeito para o rótulo favorito principalmente dos brasileiros: o tinto seco, como o Cabernet Sauvignon ou o Syrah. Para que a harmonização seja ainda melhor escolha vinhos que tenham passado por um barril de carvalho, já que esse processo deixa o sabor ainda mais amadeirado. 

As receitas com chocolate 

Confira algumas receitas com vinho e chocolate para mistura-los em seu paladar de maneiras diferentes e surpreendentes:

Vinho tinto e Fondue de chocolate 

Conhecido por ser um clássico, o fondue de frutas é perfeito para curtir um momento a dois, especialmente nos dias mais frios. 

Para acompanhar os morangos, damascos e outras frutas da sua preferência você pode escolher um chocolate pronto específico para fondue. Além disso, eles trazem a quantia perfeita de chocolate ao leite e meio amargo, ideal para ser servido na sobremesa. 

Já em relação ao vinho, a melhor opção é escolher um tinto mais encorpado, como o cabernet sauvignon para acompanhar o fondue. Lembrando que este rótulo combina tanto com o fondue doce quanto o salgado, caso você não queira trocar de vinho essa é uma ótima opção. 

Para aqueles que preferem começar com um vinho tinto e depois partirem para uma bebida mais leve na hora dos doces, o vinho branco é uma ótima opção. 

Espumante e torta de frutas 

Para os amantes de torta de frutas como as de morango, limão ou pêssego a bebida que acompanha perfeitamente essas delícias é o espumante ou um maravilhoso rótulo branco gelado! Essa combinação harmoniza perfeitamente porque o adocicado das frutas combina com a leveza e acidez das bebidas. 

Vinho branco e torta de chocolate branco 

Ao escolher o rótulo branco como o moscatel a harmonização se torna perfeita através do contraste da gordura do chocolate branco com a bebida. Dessa forma, a acidez que o rótulo possui ajuda a limpar a gordura e o açúcar que estão presentes nesse tipo de chocolate, surpreendendo até os paladares que são mais exigentes. 

O mesmo vale para as mousses de chocolate branco que possuem um visual harmonioso, trazendo uma mistura perfeita com a bebida no paladar.  

Aproveite o seu dia dos namorados com muito vinho e chocolate. Acesse nosso site e confira os vinhos da nossa loja. Continue acessando o nosso blog e fique por dentro de muitas outras dicas, curiosidades e novidades. 

Conheça nossa seleção de vinhos