O que é Pisco, a cachaça peruana

O que é Pisco, a cachaça peruana

O que é Pisco, a cachaça peruana!

O pisco ainda é pouco conhecido no Brasil, porém, é o orgulho nacional de nossos vizinhos peruanos!

É uma bebida famosa no Peru, bem parecida com nossa caipirinha. Não é uma cachaça! E além de ser uma bebida nobre, conta com um nível alto de dificuldade para ser produzida, pois não há adição de água, como por exemplo no whisky. Sendo assim, os produtores precisam de perfeição para que a bebida alcance o seu teor alcoólico, que vai de 38% a 48%.

O que é Pisco

O que é Pisco

O pisco é produzido a partir da destilação do vinho provenientes de alguns tipos de uvas, tais como: Moscatel, Itália, Uvina e Quebranta. Porém, ao contrário de outras bebidas provenientes da uva, o pisco não é produzido a partir da fermentação da casca e bagaço da fruta.

Esses são os 4 tipos de piscos no Peru: o puro (de uvas não aromáticas); o aromático (de uvas aromáticas); o mosto verde (produzido com uvas não maduras); e acholado (mix entre uvas aromáticas e não aromáticas).

Outra diferença, é que o pisco não “descansa” em tonéis de madeira. A intenção dos produtores é levar ao consumidor final uma bebida pura na cor e no sabor.

No Peru, a bebida possui um museu localizado na cidade de Cusco. Além de contar a história da bebida, o museu tem um bar e espaço para degustação da bebida. O visitante ainda participa de uma aula para aprender com se faz o icônico drink peruando: Pisco Sour.

Pisco sour é o nome da receita básica, onde os ingredientes principais levam basicamente: limão, açúcar, pisco (aguardente), clara de ovo e cubos de gelo.

Veja a receita:

INGREDIENTES

150 ml de pisco

50 ml de suco de limão

50 ml de xarope de açúcar*

1 clara de ovo

3 gostas de angostura

Xarope de açúcar

Misture 25 gramas de açúcar refinado em 25ml de água. Aqueça em fogo baixo e antes de levantar fervura, assim que estiver diluído, retire do fogo e espere esfriar.