Mondovino – Um filme sobre vinhos

Mondovino – Um filme sobre vinhos

“Mondovino”, exibido no Festival de Cannes em 2004, é um daqueles filmes que devem estar na coleção de todos os enófilos. O diretor francês Jonathan Nossiter, durante três anos, percorreu com sua pequena câmera digital trepidante, da Europa a Califórnia, passando pela Argentina e até pelo Nordeste brasileiro, com o objetivo de apresentar o vinho e suas atuais mudanças.

 

O filme se torna indispensável para todos que orbitam em torno desse universo, pois mostra de maneira nua e crua dois personagens polêmicos da indústria do vinho que estariam transformando a bebida milenar em produto de gosto padronizado: o enólogo e consultor francês Michel Rolland e o crítico americano Robert Parker.

 

Outros personagens polêmicos e de menor expressão também fazem parte do filme. Mas, têm também os pequenos e tradicionais produtores de vinho da Europa que dão um show, em todos os sentidos, com suas entrevistas.

 

Para acompanhar o filme, sugerimos o J.P. Chenet Cabernet-Syrah, vinho francês tinto meio seco, elaborado a partir de uvas viníferas das variedades Cabernet Sauvignon e Syrah, cuidadosamente selecionadas em vinhedos ao sul da França, próximo ao Mediterrâneo.

 

Bom filme e bom vinho!