Harmonizando bebidas no Natal

Harmonizando bebidas no Natal

Com a chegada das festas de final de ano, o que queremos é que a ceia de Natal seja perfeita. Para que o momento seja especial, qualquer pequeno detalhe conta. Mas muitas vezes focamos muito no que vamos comer, deixando as bebidas em segundo plano na organização da ceia.

Mas a ceia pode ser muito mais gostosa e nossa experiência mais agradável se harmonizarmos os pratos com as bebidas corretas. Existe uma infinidade de bebidas para harmonização, e se você vai investir em vinhos e espumantes o cuidado deve ser grande para acertar e deixar sua noite de Natal ainda mais especial. Cada prato vai pedir uma bebida, e por isso separamos algumas dicas para a harmonização perfeita com as 3 principais carnes da ceia.

Porco

harmonizando-bebidas-natal-porco

Por ser uma carne que até tem um sabor mais delicado, mas é muito gordurosa, o ideal são vinhos mais suaves e com acidez elevada. Dentre as melhores opções, está os vinhos tintos leves, como os pinots noirs, com acidez elevada e poucos taninos. Vinhos brancos leves e espumantes frutados também fazem par perfeito com as carnes suínas.

Peru

O peru é geralmente servido assado e recheado com farofa, o que dá um toque mais seco e concentra sabores. Muitas vezes também vem acompanhado de frutas para a decoração, trazendo um sabor agridoce para o prato. Essa combinação necessita de bebidas bem concentradas e acidez boa (mas não muito alta). O sabor adocicado que fica na boca com esse tipo de vinho combina muito com o peru. Vinhos brancos secos com passagem por barril de carvalho são uma boa pedida para essa carne. Chardonnays e Rieslings, por exemplo, combinam muito por suas notas untuosas e toques de baunilha.

Novamente os pinot noirs são uma ótima escolha, pois sua baixa presença de taninos diminui a sensação de boca seca, que é proporcionada pela farofa do peru.

Bacalhau

harmonizando-bebidas-bacalhau

Esse peixe tem por característica marcante seu sabor forte e geralmente vem acompanhado de bastante sal e azeites de oliva. Por esses motivos, é um prato que pede vinhos com mais intensidade de sabor e acidez elevada. Não ter tanino também é importante: quando em contato com o sal do bacalhau, pode trazer sensações picantes e desagradáveis. Sendo assim, vinhos brancos estruturados e de alta acidez combinam muito com o prato. Espumantes ou canvas também são uma ótima companhia para o bacalhau. É também a opção mais segura: pode ter certeza que qualquer um que você escolha vai dar certo! Escolha, preferencialmente, espumantes com acidez elevada, que vai contrastar com a gordura comum nos preparos do bacalhau.

Panetone

panetone-ceia-de-natal

Tão típico do Natal, o Panetone raramente falta na ceia da maioria das famílias. Se for o tradicional, com frutas cristalizadas, o melhor são os vinhos feitos com as uvas Moscatel. Os toques frutados e florais, além de sua leveza, combinam perfeitamente com o panetone.

Já o Chocotone, a versão com chocolate, fica bom com um vinho que tenha frutas vermelhas ou negras e frutas secas. Melhor ainda se tiver um sabor adocicado e um bom teor alcoólico, como o Marsala.

 

 

Agora que você já sabe a importância de uma boa harmonização, já conseguiu decidir qual bebida você vai usar na sua ceia? Confira lá na loja Bebidas Famosas a que vai combinar perfeitamente e fazer sua noite de Natal mais especial ainda!