Harmonização de Hambúrguer e Cerveja

Harmonização de Hambúrguer e Cerveja

Cerveja e hambúrguer são duas coisas que conseguem transformar qualquer ocasião em um momento especial. E não é à toa que esses dois conquistaram o ranking de comidas e bebidas preferidas de muita gente! Agora, imagine então com uma bela harmonização entre o hambúrguer e a cerveja! 

Bebida e comida são duas coisas que unem muita gente em volta da mesa pra curtir uma confraternização entre colegas, amigos e familiares. Mas… alguma vez você já parou pra pensar que a mistura perfeita entre a comida e a bebida torna tudo ainda melhor? Pois é, amigo. 

E você não precisa ser nenhum expert pra surpreender seu paladar com a combinação perfeita entre uma boa cerveja e um bom hambúrguer. Quer saber como? É só continuar a leitura até o fim para conferir as principais dicas de harmonização entre esses dois destaques do mundo da gastronomia!  

Por que harmonizar comida e bebida? 

A harmonização é muito importante quando falamos em vinho, por exemplo. Mas isso na verdade pode -e deve- ocorrer com outras bebidas. O importante mesmo é tentar criar um equilíbrio entre os sabores para que assim, quem sabe, você se surpreenda com um terceiro sabor, que é quando você percebe a harmonização atuando. 

A técnica de harmonização consiste em observar a semelhança ou contraste entre o prato e a bebida. Nesse caso, entre o hambúrguer e a cerveja. 

Um tipo de cerveja para cada sabor de hambúrguer 

Cheeseburguer

Com ingredientes simples mas de sabor marcante, o cheeseburguer conta apenas com a carne e o queijo cheddar para compor sua receita. Ainda sim, há muita gente que considera esse sabor de hambúrguer seu preferido. 

E para acompanhar esse hambúrguer e não se arrepender, escolha uma cerveja de baixa fermentação, com pouco amargor e alto frescor: a cerveja Lager. Ela deve limpar bem o paladar para tornar cada mordida do hambúrguer mais parecida com o sabor da primeira mordida -cá entre nós, é o melhor de todos-. 

Hambúrguer de gorgonzola

O sabor acentuado e cremoso da gorgonzola exige um bom contraste para harmonização dar certo. Por isso, cervejas com uma boa estrutura de teor alcoólico elevado e um amargor presente são uma boa aposta na hora de acompanhar esse sabor. 

Além disso, você pode optar por cervejas que são feitas de trigo e que passam por duas fermentações. São cervejas com toque leve e refrescante que ajudam a dar um contraste com o forte sabor da gorgonzola. 

Hambúrguer de Bacon

Há quem ache esse sabor muito pesado, mas por outro lado, é o sabor que conquista muita gente que adora o sabor acentuado e defumado do bacon.

Para sabores mais pesados e gordurosos como o hambúrguer de bacon, a cerveja tipo IPA harmoniza muito bem. Isso porque é uma cerveja equilibrada de alto amargor e teor alcoólico que combinam muito bem com o sabor marcante do bacon.

Possibilidades de harmonização

Existem três tipos de harmonização que seguem uma lógica para atingir um certo objetivo através da combinação entre o prato e a bebida, eles são:

  • Por complementação: esse tipo de harmonização acontece quando a comida e a bebida combinam;
  • Oposição: a harmonização por oposição é característica de sabores que fazem contraste entre si.  
  • Por corte: Aqui, o objetivo da harmonização por corte é para a bebida limpar o paladar. 

Com essas dicas, já dá pra ter uma boa noção de harmonização e começar a se arriscar nessa, hein? Você pode, inclusive, aproveitar que as informações estão borbulhando na sua cabeça e já ir pensando na harmonização ideal entre a tua cerveja com teu sabor preferido de hambúrguer! 

E aí, curtiu? Então acesse nossa loja e confira nossas opções de cerveja. E para continuar por dentro das melhores novidades sobre o mundo das bebidas, continue acessando nosso blog.  

Harmonização de Hambúrguer e Cerveja