Harmonização com Cabernet Sauvignon

Harmonização com Cabernet Sauvignon

Entender cada vez mais sobre a harmonização de vinhos e pratos permite que você tome decisões cada vez mais assertivas. Com isso, o vinho Cabernet Sauvignon é um dos rótulos mais populares do mundo, pois a uva Cabernet Sauvignon gera exemplares de diversos estilos espalhados pelo mundo. Entretanto, a harmonização de um Cabernet Sauvignon pode não ser tão fácil para todos. Por conta disso, a Bebidas Famosas preparou algumas dicas de harmonização para você desfrutar e apreciar esse vinho maravilhoso. Confira!

Características do Cabernet Sauvignon 

Primeiramente, os vinhos produzidos a partir da uva Cabernet Sauvignon costumam envelhecer muito bem e, quando em barrica, seus taninos são amaciados. Assim trazendo os aromas de baunilha, ameixa, chocolate e tabaco. Os aromas mais comuns nesse vinho são cereja-negra, cassis, pimentão, especiarias e cedro. 

Os vinhos produzidos a partir dessa uva possuem intensidade média ou alta. Dessa forma, os rótulos mais jovens costumam ser mais leves e frutados, enquanto os mais envelhecidos possuem características mais potentes.  

A harmonização com Cabernet Sauvignon

Os rótulos são famosos por harmonizar facilmente com pratos que possuem molho de tomate ou carne vermelha. Porém, o Cabernet Sauvignon pode combinar com uma variedade de pratos e proporcionar refeições ainda mais deliciosas. 

Além disso, os rótulos menos encorpados que possuem menor peso na boca, combinam perfeitamente com receitas mais simples como: lasanha a bolonhesa, massa ao sugo, carne grelhada com legumes e pizza de calabresa.  

Se o rótulo possuir um toque herbáceo, comum em vinhos Cabernet Sauvignon, aposte em pratos com molhos à base de ervas. Lembrando que o vinho vai muito bem também com hambúrgueres que levam queijo e molho barbecue. 

Cordeiro assado

O cordeiro assado possui um paladar e aroma intenso, além de possuir uma textura gordurosa. Os cortes principais dessa carne são os de caça, pois eles possuem um sabor mais suave. Além disso, também existem os cortes de carré ou costeleta, que são retirados das costelas do animal e possuem características mais acentuadas. 

Isto é, ambos os cortes dessa carne combinam com o vinho Cabernet Sauvignon. Sobretudo, para uma melhor harmonização a sugestão é escolher um vinho mais jovem e frutado. 

Queijos

Para aqueles que gostam de apreciar o vinho acompanhado de uma bela tábua de queijos. Para obter uma harmonização perfeita opte por queijos amarelos, de pasta média e com sabor amadeirado como o gouda e o cheddar. Isso porque os queijos amarelos costumam possuir mais gordura em sua composição. 

Para massas e pratos quentes uma ótima opção é utilizar pecorino romano, pois possui uma pasta mais dura. Dessa maneira, o calor irá derreter e formar uma fusão de sabores super deliciosa no prato. 

Cogumelos 

Os cogumelos são ingredientes perfeitos para harmonizar com o Cabernet Sauvignon. Eles são muito versáteis e podem ser utilizados em diversos pratos como massas, risotos e sopas. 

Sobremesas

A combinação de chocolate com vinho tinto harmoniza muito bem, entretanto, ela exige alguns cuidados. Ao escolher a variação errada, o resultado pode vir a ser um desastre. 

Para harmonizar a sobremesa perfeitamente com o Cabernet Sauvignon o segredo é escolher o chocolate amargo com a porcentagem de cacau de 60% ou superior. Fazendo com que o chocolate se equilibre com os taninos e, ao beber o vinho, você limpará o paladar entre um pedaço e outro da sobremesa. 

Para esta harmonização escolha um Cabernet Sauvignon que tenha passado por barrica. Além de possuir aromas frutados e notas de cedro e especiarias, a bebida irá tornar a combinação do vinho e do chocolate perfeitas. 

Harmonização com Cabernet Sauvignon que devem ser evitadas

Para não errar vale estar atento a algumas combinações que devem ser evitadas quando existem rótulos de Cabernet Sauvignon a mesa. São eles:

  • Conservantes em excesso – Interferem na degustação do vinho;
  • Frutos do mar – Os frutos do mar acentuam a sensação de aspecto metálico no sabor do vinho.

Agora que você possui uma ideia de como harmonizar esse vinho maravilhoso com opções de pratos para todos os gostos, basta preparar a sua receita favorita e desfrutar dessas combinações. 

Acesse nosso site e confira o nosso catálogo de vinhos Cabernet Sauvignon. Como também, continue acessando o nosso blog para ficar por dentro de todas novidades e dicas do mundo das bebidas.