Gelo na bebida: inimigo ou aliado?

Gelo na bebida: inimigo ou aliado?

O uso de gelo na bebida pode ser um assunto polêmico no mundo das bebidas, visto que existem pessoas que defendem o uso e outras que acham que ele apenas estraga o sabor real da bebida consumida.

Saiba que o gelo pode ser sim o seu aliado, se usado com sabedoria! Mesmo que na maioria das receitas que vemos por aí o gelo não seja obrigação, você sabia que ele pode influenciar muito na sua experiência de degustação?

Pois é, isso mesmo que você leu! Você pode estar perdendo uma experiência única no seu paladar por conta desse pensamento de que gelo é o seu inimigo. Algumas vezes o gelo pode ter a função de realçar o sabor, e, por isso, faz parte das condições para servir certas bebidas. 

Para você entender um pouco melhor sobre isso e ainda conhecer os principais tipos de gelo que você pode utilizar, continue no post que a Bebidas Famosas preparou para você! 

Para que serve o gelo na bebida?

De forma lógica, o gelo tem como principal função gelar a sua bebida. Mas muito além disso, ele contém outras formas de uso. Ele pode realçar o sabor intenso da sua bebida em questão de segundos.

Sobretudo, de fato existem drinks que enfraquecem na medida em que o gelo é acrescentado nele. Porém, isso ocorre quando a intenção é diminuir a força da bebida ou quando não se tem conhecimento suficiente para saber qual o tipo de gelo é recomendado para a bebida servida. 

Caso seja usado com sabedoria, o gelo pode ser um grande medidor de sabor. Isto é, você pode deixar a bebida mais fraca adicionando gelo que derrete mais rápido ou realçar o sabor com gelos que possuem o tempo de duração maior. Isso é tudo questão de conhecer e entender sobre os tipos de gelo.

Por isso, conheça alguns deles!

Cubos de gelo

O cubo é a forma mais tradicional de gelo, pois são os que temos em nossa casa. Sendo assim, são mais comuns e fáceis de serem encontrados. Esse tipo de gelo combina com qualquer tipo de bebida, como as alcoólicas, drinks, sucos, refrigerantes e até mesmo água. Inclusive, as pessoas estão utilizando esse tipo de gelo para gelar bebidas quentes, como o café. 

Um bom exemplo de uso desse tipo de gelo é no próprio whisky. O whisky é uma bebida famosa por ser consumida pura com um cubo de gelo. Mas você sabe porque esse estilo de beber whisky é tão famoso? É simples, o único cubo de gelo gela a bebida, mas não tem quantidade suficiente para enfraquecê-la. Assim, ele deixa a bebida geladinha e intensa na medida certa.

Gelo picado

Por ser um gelo picado, ele costuma ser pequeno e fino. O que resulta em um derretimento mais rápido. Portanto, é recomendado utilizar o gelo picado em bebidas fortes, como whisky e vodkas, pois o gelo tende a derreter e deixar a bebida um pouco mais fraca.

Mas cuide para não deixar a bebida aguada, ok? A intenção é apenas diminuir a sua intensidade e não estragar o seu sabor. 

Gelo raspado 

O gelo raspado possui uma textura bem mais fina, porém, ao contrário do que se pensa, ele não derrete tão rápido. Além de poder servir para reforçar o sabor de um bom drink, ele também pode virar raspadinhas saborizadas, aqueles copinhos cheios de gelo que levam suco ou bebida alcoólica por cima para parecer um sorvete, sabe? Ideal para o verão! 

Bloco de gelo

Esse tipo de gelo é mais específico para o uso de bartenders que trabalham diretamente com drinks, uma vez que são muito grandes e são bases para a criação de outros tipos de gelo, como o picado ou o raspado, por exemplo.  

Porém, ele também é utilizado em alguns drinks, só é mais difícil de encontrá-lo. 

Bola de gelo

Esse tipo de gelo não é tão comum aqui no país, mas nos estabelecimentos do Japão ele é um ingrediente-chave! Com a bola de gelo, você consegue manter o sabor original do destilado até o final, pois a bola de gelo não derrete tão fácil. Aliás, tem maior tempo de duração em relação aos cubos convencionais.

E aí, qual tipo de gelo você costuma utilizar em suas bebidas? 

Como você já sabe, a Bebidas Famosas conta com um catálogo cheio de produtos em oferta esperando por você. Portanto, aproveite esse conteúdo para visitar a nossa loja e conferir as novidades da semana!

Gelo na Bebida