Elas também são mães!

Elas também são mães!

Provavelmente você está aí achando que a cerveja foi inventada nos mosteiros por monges trapistas? Abra sua mente. Quem inventou a cerveja foram as mulheres, lá por volta de 10.000 a.C., na Mesopotâmia, e, por vários séculos, só elas sabiam os segredos da fermentação. Segundo a historiadora especialista em cerveja, a inglesa Jane Peyton, foram as mulheres as primeiras a desenvolverem, venderem e até beberem cervejas.

 

E, como estamos perto do Dia das Mães, o Bebidas Famosas não poderia deixar de homenagear essas verdadeiras mães, que um dia resolveram inventar tão divino néctar, a bebida mais secular do mundo. Sim, não temos o pai da cerveja, e sim as mães da cerveja.

 

Para justificar essa homenagem, só faltava a gente dizer que foi uma mulher que inventou o champagne? Que existe uma mãe do champagne? Podemos dizer que sim. Com a força peculiar que só uma mulher tem, uma jovem menina, analisa o champagne inventado por um homem e, achando a bebida opaca, sem graça, essa menina, já viúva, sim ela, Veuve Clicquot, por volta de 1800, assume o comando da empresa do falecido marido e inventa uma técnica que permite que a bebida fique cristalina, mais vistosa, melhora o produto e valoriza a marca. Isso tudo, a verdadeira mãe do champagne, fez com apenas 28 anos.

 

Madame Clicquot faleceu em 29 de julho de 1866, mas deixou um legado que que se perdura até os dias atuais: uma das mais icônicas e glamorosas bebidas do mundo. Viva as mulheres! Viva Madame Clicquot!

 

Fonte: Revista Superinteressante