Qual a diferença entre whisky e whiskey?

Qual a diferença entre whisky e whiskey?

Whisky e whiskey: uma bebida tão famosa e com tantos aspectos não poderia ter um nome só.

O Uísque é uma bebida alcoólica muito popular, com marcas incríveis como as mundialmente conhecidas Johnnie Walker e Jack Daniel’s, Ballantines, dentre outras. Por colecionar diversos amantes ao redor do mundo, em algum ponto da história se foi questionado a assertividade acerca dos termos whisky e whiskey. Você sabe a diferença?

Como se deve escrever a palavra “Whiskey”?

Por exemplo o Whiskey Jameson 8 anos; observe bem o rótulo da garrafa abaixo:

Jameson Irish Whiskey - Bebidas Famosas

Jameson Irish Whiskey – Bebidas Famosas

Está escrito “Irish Whiskey”.

Qual seria então a diferença para o Johnnie Walker Gold Label e o seu Blended Scotch Whisky?

Johnnie Walker Gold Label Blended Scotch Whisky - Bebidas Famosas

Johnnie Walker Gold Label Blended Scotch Whisky – Bebidas Famosas

Nenhuma, pois independente de como a palavra Whisky está escrita, trata-se do mesmo produto destilado a partir de grãos fermentados.

Então qual é a diferença entre as grafias e as bebidas Whisky e Whiskey?

As duas palavras vem da mesma origem: a língua celta antiga “gaélico”. Os países que originaram a bebida são a Escócia e Irlanda, e aí que está a grande diferença entre whisky e whiskey.

Quando a bebida é produzida na ilha esmeralda, Irlanda, a palavra foi traduzida da sua origem para “Whiskey”, com E, enquanto na Escócia ficou “Whisky” sem a adição da vogal.

Além disso, existem uísques produzidos pelo mundo todo, inclusive no Brasil. Países como Japão, Canadá e Estados Unidos tem grandes destilarias e marcas famosas de whisky. Cada lugar possui a sua própria maneira de escolher a palavra. Os EUA usam a versão irlandesa, whiskey, e outros como Canadá , Japão e Brasil a escocesa whisky.

Bônus: Nos EUA ainda existem outras variedades de nomenclatura da bebida: o Tennessee e o Bourbon, mas esse é um assunto para outro dia. E, na língua portuguesa, a palavra uísque é usada para denominar a bebida; não tem ligação com o estilo de produção do whisky.

Independente de como a palavra for escrita, essa bebida é com certeza uma das mais consumidas atualmente. Portanto, sendo irlandesa ou escocesa, nós aqui da Bebidas aprovamos esse sabor único.

Gostou do post? Compre já o seu whisky em nossa loja online.