Diferença entre Tequila Ouro e Prata

Diferença entre Tequila Ouro e Prata

Uma tonturinha aqui, uma tonturinha lá… Todos nós já bebemos uma boa tequila, uma das principais bebidas que o México produziu. Todos os tipos de tequila são feitos a partir da agave-azul, porém muitas pessoas ainda confundem os tipos de tequila. Então, hoje viemos te contar a diferença entre tequila ouro e prata!

Sempre há a disputa entre os que acham que a ouro é melhor que a prata, ou vice-versa. Alguns acham que a qualidade remete aos minerais, outros que a cor clara da prata remete a pureza, mas muitos não sabem a diferença real delas.

Diferença entre Tequila Ouro e Prata

Diferença entre Tequila Ouro e Prata

Também conhecida como branca, ou branquinha, a tequila prata recebe esse nome devido à sua coloração clara e transparente, se diferenciando dos demais tipos de tequila. Isso se dá por ela ter menos tempo de envelhecimento após o processo de destilação.

Após a tequila passar pela destilação, ela precisa ficar por até 60 dias em barris de aço inoxidável, para que seja realizada a correção do seu sabor e que seus componentes alcoólicos sejam homogeneizados junto com água. Todo esse processo deixa o seu sabor mais suave, sendo assim mais fácil de ser consumida.

Como ela não é armazenada por muito tempo e nem recebe outros tipos de componentes, a tequila prata costuma ter o gosto real da agave-azul, assim, é o melhor tipo para ser utilizado em drinks e coquetéis.

Diferença entre Tequila Ouro e Prata

Diferença entre Tequila Ouro e Prata

Na verdade, essa tequila, é uma mistura da tequila prata com outra tequila que passa entre 2 a 6 meses armazenada em barris de carvalho após ser destilada. Um dos motivos para a sua coloração dourada é esses período que ela fica nos barris, já que a madeira transmite o seu sabor e coloração para a bebida, assim suavizando os níveis de álcool desse tipo de tequila.

Uma característica da tequila ouro é que durante a sua produção é adicionados outros açúcares, ajudando a compor o seu sabor, a coloração e ainda tornando o seu processo de produção mais barato. Por outro lado, essa é considerada a tequila original, produzida no Méximo há mais de 400 anos,  ganhando a preferência de muitos e sendo consumida em shots pelos mundo.