A diferença entre chopp e cerveja

A diferença entre chopp e cerveja

O Brasil está entre os 20 países que mais consomem cerveja e chopp do mundo, ocupando a 17ª posição no ranking com cerca de 67 litros consumidos por pessoa ao ano. Cerca de 64% dos entrevistados pelo IBOPE afirmam que a cerveja e o chopp são sua bebida favorita para consumir em comemorações. Apesar de consumirmos essas bebidas em grande quantidade, na maioria das vezes não entendemos a diferença entre chopp e cerveja.

diferença entre chopp e cerveja

As principais diferenças entre chopp e cerveja

Na realidade, muitos consumidores de ambas bebidas afirmam que a diferença entre elas se dá pela maneira de armazenamento: o chopp em barris e a cerveja em garrafas. Porém a realidade é que no mundo todo usa-se as mesmas palavras para designar tanto o chopp quanto a cerveja. A confusão provavelmente teve início no período de imigração alemã para o Brasil – a palavra chopp é um “abrasileiramento” do termo schoppen, que é usado para pedir nos balcões de bares os copos de 300ml de cerveja servida diretamente de barris.

Na prática, sempre que pedimos um chopp em algum pub brasileiro, estamos bebendo cerveja de barril. O fato de serem basicamente a mesma bebida não significa necessariamente que não existam diferenças entre elas: as principais estão na pasteurização, sabor e no envasamento.

PASTEURIZAÇÃO

O chopp e a cerveja levam em sua fórmulas os mesmos ingredientes e na maioria dos casos, o mesmo método de fabricação. O principal fator que as diferencia é o processo de pasteurização: um processo físico de aquecimento e resfriamento súbito que é usado para eliminar microrganismos e aumentar o prazo de validade da bebida e facilitar seu armazenamento e comercialização. Esse processo garante à cerveja cerca de 8 meses de armazenamento em garrafa fechada (precisa ser consumida em poucas horas após a abertura), enquanto o chopp possibilita somente 45 dias e sob refrigeração (porém pode ser consumido em até 5 dias se for mantido refrigerado durante todo o período).

diferença entre chopp e cerveja

As principais diferenças entre chopp e cerveja

SABOR

Devido à pasteurização e a filtração, existe também um pouco de diferença de sabor entre a cerveja e o chopp: o processo muda um pouco o gosto da cerveja devido a perda ou redução de algumas substâncias que afetam no corpo da bebida. Isso explica também porque geralmente o chopp é mais cremoso e encorpado que as cervejas engarrafadas.

ENVASAMENTO

A diferença mais conhecida entre chopp e cerveja é o modo de envasamento: o chopp é armazenado, atualmente, em barris com capacidade de 10 a 50 litros feitos de inox. Já a cerveja é comercializada em garrafas de vidro ou em latas de alumínio, facilitando a venda unitária e o transporte.

Agora que você já entendeu a diferenças entre o chopp e a cerveja, já pode começar a colocar os conhecimentos a prova. Clique aqui e conheça nossas variedades dessas bebidas.