Dicas para usar a coqueteleira corretamente

Dicas para usar a coqueteleira corretamente

Fazer coquetéis não é um hobby, não é uma diversão… é uma arte! E uma arte para ser apreciada entre amigos e entusiastas de um bom drink. Até parece ser simples, mas quem já tentou sabe que não é tanto assim. Por isso, para fazer sucesso e virar o barman do grupo de amigos, é preciso saber bem como usar uma coqueteleira. Assim, você consegue chegar na textura perfeita e acertar também o sabor. Ficou com vontade de aprender? Continua lendo que a gente te ajuda!

Tipos de Coqueteleira

Bom, começando pelo princípio, tem que saber que não é só um tipo de coqueteleira que existe. São dois, e você precisa levar isso em conta na hora de comprar.

Coqueteleira Boston (Boston Shaker)

Copo grande de aço inox de 840 ml e uma tampa de vidro, chamada de “tin”, ela tem 410 ml. Essa já é mais voltada para uso profissional, com manuseio mais difícil, especialmente na hora de travá-la. Mas, por isso mesmo, ela é mais eficaz na hora de quebrar o gelo e é bem mais fácil de higienizar. Então, se você é do tipo corajoso e já está querendo se aventurar pelo mundo profissional… por que não?

Coqueteleira Clássica (Satandard Shaker)

Essa é aquela mais tradicional, também mais fácil de ser encontrada. Este tipo de coqueteleira suporta um volume menor de líquido, só que é bem mais prático de usar. Ela é formada por três partes: um copo de inox, uma tampa com coador e outra tampinha menor, que também serve como dosador. 

Como usar

Coquetéis feitos com a coqueteleira são tudo de bom porque a bebida fica com uma textura legal e o sabor fica bem característico, diferente dos drinks que são só mexidos. Mas, para chegar nesse resultado, existem alguns truques que não vão deixar você errar. Aqui estão alguns deles que separamos para você:

Para fazer um drink com frutas comece as colocando dentro da coqueteleira junto com açúcar e as macere (amasse com o açúcar). Só depois coloque o gelo e o destilado.

Nunca encha o copo com gelo, pois é preciso sobrar espaço para que eles batam as partes de cima e debaixo da coqueteleira e quebrem melhor.

 

Preencha apenas metade do copo ou utilize somente a quantidade descrita na sua receita de drink na coqueteleira.

Na hora de bater, agite a coqueteleira ligeiramente inclinada na horizontal vigorosamente por 5 segundos. Pode cansar o braço, por isso o bom é achar o jeito mais confortável para você. Tem várias formas de segurar a coqueteleira: com as duas mãos segurando a tampa com o polegar, com uma mão na tampa e outra no fundo, invertida, ou com apenas uma mão… é só descobrir a que funciona melhor para você.

Não coloque bebidas com gás para bater na coqueteleira, pois além de perderem o gás, isso pode gerar um pequeno acidente na hora de abri-la, devido à pressão gerada.

Sempre lave a coqueteleira após bater um drink, especialmente se for usar outros ingredientes, para evitar interferência de sabores.

E aí, já está pronto para se aventurar como barman? Agora só falta as bebidas e a coqueteleira! Mas isso é fácil, também: só clicar aqui pra visitar a loja da Bebidas Famosas e garantir a sua!