Dia nacional da cachaça: Tudo o que você precisa saber!

Dia nacional da cachaça: Tudo o que você precisa saber!

O Dia Nacional da Cachaça é celebrado em 13 de setembro. Serve para lembrar do Brasil no período colonial e comemorar um verdadeiro patrimônio nacional, que é a cachaça. Foi entre os anos de 1516 e 1532 que a cachaça foi criada, sendo o primeiro destilado da América Latina, antes mesmo da tequila e do rum!

A cachaça é a segunda  bebida alcoólica mais consumida no Brasil, mas nem sempre foi tão famosa assim. Em 1659 o governo brasileiro emitiu um decreto proibindo o comércio da cachaça, pois o rei de Portugal não gostava dela e queria popularizar a bagaceira, bebida portuguesa feita com o bagaço de uva.

Esse decreto culminou com a Revolta da Cachaça, quando os produtores fluminenses lideraram uma rebelião e tomaram o governo de São Paulo, assim pela legalização da bebida, que aconteceu  em 1661!

No Dia Nacional da Cachaça, que tal uma receita de cachaça com sabor de frutas?

Que tal começar uma nova tradição e fazer o seu próprio aguardente com sabor de frutas para beber com os amigos ao longo do ano?

Assim, tudo o que você vai precisar para essa receita é de uma boa cachaça pura, que você pode encontrar em nossa loja online, um recipiente de vidro para maturação, açúcar, se preferir, e uma fruta da sua escolha. A quantidade você prepara conforme o seu consumo no ano!

Modo de preparo:

Para começar a preparar a sua cachaça com sabor de frutas, separe e lave as frutas que você irá usar e corte em pedaços para facilitar a entrada da cachaça, os pedaços não precisam ser tão pequenos. Coloque um terço do recipiente de frutas e o restante de cachaça! 

Se você optar por colocar açúcar coloque em média duas xícaras de açúcar por litro de cachaça. Se a fruta utilizada for doce, caso ela não seja use três xícaras por litro de cachaça.

Vede a tampa do recipiente com plástico e depois com a tampa para não correr o risco do álcool evaporar. Se você utilizar açúcar, é preciso mexer bem após tudo fechado, até o açúcar se diluir totalmente na bebida.

O tempo mínimo de espera é de trinta dias, mas quanto mais tempo deixar a cachaça maturar melhor é. Recomendamos que você deixe de três a seis meses!

Para preparar a cachaça para consumo recomendamos a filtragem dela para outro recipiente. Caso não seja feita toda a filtragem, jamais deixe as frutas fora da cachaça, pois elas podem estragar junto com a sua cachaça!  

Dicas para deixar sua cachaça de frutas ainda melhor no dia nacional da cachaça!

Para deixar o sabor do seu aguardente inesquecível vamos lhe dar três dicas para adoçá-lo e algumas ideias de quais frutas utilizar no preparo!

Primeira dica: Se você não gosta muito do consumo de açúcar, opte por adoçar a sua cachaça com mel. Para cada duas xícaras de açúcar que você utilizaria, coloque uma de mel, mas lembre-se que o mel irá mudar a cor da sua cachaça, deixando ela mais escura!

Segunda dica: Reveze entre uma xícara de açúcar branco e meia de açúcar mascavo. O açúcar mascavo dará uma cor mais amarelada para a sua cachaça e a deixará com um sabor maravilhoso e diferenciado! 

Terceira dica: Adicione um pacotinho de açúcar de baunilha na sua cachaça e deixe as pessoas intrigadas para descobrir qual o seu ingrediente secreto! Sua aguardente ficará com um sabor único! 

Quais frutas utilizar no preparo do seu aguardente

Para saber qual fruta o seu paladar prefere, sempre faça um teste com uma pequena quantidade da receita para saber qual mais lhe agrada e busque sempre inovar e buscar novos sabores!

Lembre-se que frutas cítricas como limão e amargas como o morango não são muito recomendadas para esse tipo de receita. Algumas frutas que recomendamos são:

  • Abacaxi, este pode ser sozinho ou com especiarias como hortelã e uva itália;
  • Carambola;
  • Ameixa vermelha;
  • Pêssego;
  • Pitanga;
  • Jabuticaba com maçã;
  • Kiwi;
  • Butiá.

Comece essa tradição e invente outras, mas não deixe de comemorar esse dia! Para ficar por dentro de tudo no mundo da bebida acompanhe o nosso blog e lembre-se de sempre que precisar comprar suas bebidas favoritas com nós!