Dia do Futebol + Cerveja é tudo de bom!

Dia do Futebol + Cerveja é tudo de bom!

Hoje  é comemorado o Dia do Futebol. A data foi escolhida, em 1976, pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em homenagem ao time mais antigo do País em atividade, o gaúcho Sport Club Rio Grande, fundado 19 de julho de 1900 e que hoje disputa a segunda divisão do campeonato estadual.

Para celebrar a data, nada mais justo do que brindar com uma cerveja, não é? Afinal, que essa dobradinha é a paixão do povo brasileiro todo mundo sabe. Nada mais nacional do que o esporte bretão e a bebida que, segundo historiadores, já era consumida 600 anos antes de Cristo.

Cerveja hidrata igual água, então beba uma no Dia do Futebol

Cerveja hidrata igual água, então beba uma no Dia do Futebol

Pesquisas encomendadas ainda na época da Copa do Mundo no Brasil (sim, aquela que não acabou bem como gostaríamos) demostraram que uma a cada quatro cervejas consumidas no Brasil tem alguma relação com o esporte. O índice leva em conta o consumo dos torcedores enquanto assistem aos jogos e também aquelas que aliviam o calor dos atletas amadores durante as peladas com os amigos.

Mais um dado que comprova como essa união traduz a cultura brasileira é que, segundo um levantamento realizado pelo Ibope, 64% dos torcedores bebem cerveja vendo futebol. Outro estudo realizado pelo Instituto ratifica o que já sabíamos: a maior paixão dos brasileiros é o futebol (77%) e a segunda é cerveja (35%), seguidas pelo carnaval (30%), mulher (22%), churrasco (20%) e praia (13%). Por sinal todas as outras preferências vão bem com uma “loira gelada”.

Se considerarmos que o futebol brasileiro conta com mais de 660 times profissionais e que uma parcela destes disputa campeonatos regionais, estaduais e nacionais – sem falar das competições internacionais – , podemos imaginar que somos um país de ébrios. Mas não. Em que pese a cerveja ser a terceira bebida mais consumida do planeta, perdendo apenas para a água e o chá, nossa participação não é tão efetiva. No ranking mundial estamos na tímida 17ªposição entre os maiores consumidores, com apenas 62 litros por ano. E há 10 anos, este número era de pouco mais de 47 litros. Os países europeus são disparados os campeões. A República Tcheca, que encabeça a lista, tem uma média de consumo anual de 143 litros por habitante. 

Cerveja hidrata igual água, então beba uma no Dia do Futebol

Cerveja hidrata igual água, então beba uma no Dia do Futebol

O nosso futuro, no entanto, é promissor, segundo o Ministério da Agricultura, atualmente, há mais de 400 cervejarias nacionais registradas, com 5.254 produtos de cervejarias, distribuídos em cerca de 80 tipos diferentes de cerveja. E cada vez mais é possível comprar rótulos de outros países sem sair de casa. Com toda essa facilidade e diversidade é só acompanhar o que acontece nos gramados e torcer que o seu time do coração dê motivos para festejar, com cerveja, claro!

Confira nosso catálogo de cervejas!

Confira nosso catálogo de cervejas!