Dia do chefe de cozinha

Dia do chefe de cozinha

Anualmente no dia 13 de maio é celebrado o dia do chefe de cozinha. As pessoas que dedicam suas vidas para preparar pratos deliciosos são muito mais que profissionais, e sim verdadeiros artistas.

Preparar receitas, ou simplesmente ir a restaurantes para viver uma noite gastronômica, é uma ótima opção para aqueles que adoram comida. Melhor ainda quando os pratos são harmonizados perfeitamente com as bebidas que você aprecia para realçar o sabor do prato. 

Você não precisa ser especialista no assunto, entretanto, existem algumas dicas e regras que podem lhe ajudar.

Dessa forma, Para comemorar o dia do chefe de cozinha e ajudar você com a harmonização, a Bebidas Famosas preparou esse material recheado de dicas. Continue lendo e saiba mais!

Harmonização

A harmonização entre comidas e bebidas pode ser colocada em prática a partir da semelhança ou contraste entre o prato e a bebida. Inicialmente você pode pensar em pratos e bebidas similares ou contrastantes, basta observar as características da bebida se é ácida, amarga, doce, gordurosa, ou se possui um teor alcoólico elevado. 

É sempre importante tentar criar um equilíbrio entre os sabores, para que não aconteça um erro e um se sobressaia mais que o outro.  A ideia da harmonização é criar um terceiro sabor, que irá surpreender em todos os sentidos. 

Nesta combinação o prato pode ser tanto doce quanto salgado, com uma bebida com ou sem álcool

Como harmonizar pratos e bebidas 

O prato e a bebida devem ser testados para obter uma melhor harmonização entre eles. Entretanto, lembre-se sempre que a bebida não deve encobrir o sabor do prato.

Se você não tem nenhuma ideia de como harmonizar pratos e bebidas, a dica é começar pelo básico, como queijos e embutidos. Em relação à bebida, a ordem deve ser da mais fraca para a mais forte, sempre de olho na quantidade de comida e bebida. 

Cachaça 

Muitas pessoas acreditam que os destilados por possuírem um alto teor alcoólico não servem para entrar no cardápio de um menu degustação, ainda mais quando se trata da cachaça, que normalmente é relacionada com algo de baixa qualidade. 

Entretanto, a cachaça está presente cada vez mais nos manuais de harmonizações brasileiros. Para os amantes de aperitivos, como caldos, canapés, ostras, torresmos e salada a cachaça branca é uma ótima opção para harmonizar com esses pratos.  

Já a cachaça branca média e a encorpada, harmoniza com sopas, frutos do mar, saladas e queijos. Para aves, carnes vermelhas, cozidos, assados e feijoada a cachaça envelhecida proporciona uma maravilhosa harmonização. A cachaça envelhecida média encorpada por sua vez pode ser harmonizada com peixes, lagostas, camarão, aves, carne vermelha, e sobremesas, como bolos e tortas. 

Whisky 

A bebida também pode ser harmonizada com diferentes tipos de sabores. Como sugestão você pode harmonizá-lo com chocolates, castanhas, amendoins, queijos suaves, assim como frutos do mar e salmão.  

Vinhos 

Quando o assunto são vinhos, o tinto costuma harmonizar bem com carnes e como ele possui uma grande diversidade, ele é uma bebida muito versátil. O vinho tinto leve, por sua vez, combina com carnes vermelhas tanto frias quanto grelhadas, assim como frango, pizza e paella. Por fim, o tinto encorpado acompanha muito bem carnes assadas e queijos brancos. 

Por outro lado, o vinho tinto seco combina com queijos amarelos, como parmesão, além de massas com molho de tomate e ervas. 

Já os vinhos brancos, de um modo geral, harmonizam muito bem com frutos do mar, e o rosé com carnes magras, verduras e legumes e diversos tipos de massa. Para frutas secas, bolos, sorvetes, e queijos azuis o vinho do Porto é a bebida ideal. 

Cervejas 

Na categoria cerveja, as pilsens são leves e por isso combinam muito bem com nozes, amendoins, castanhas, queijos, peixes, camarão, lula e comidas de boteco em geral. Entretanto, as cervejas de trigo como as Weiss combinam perfeitamente com saladas, comidas mexicanas, massas, pratos leves da culinária japonesa, e comidas de boteco. 

Já as cervejas Rauchbier que costumam ser mais fortes e apresentam um sabor defumado, harmonizam muito bem com pratos fortes e gordurosos, como churrasco e feijoada. 

Gostou das dicas? Para comemorar esse dia basta escolher a sua comida favorita e selecionar o prato que mais combina com a bebida que você escolher. Acesse nosso site e confira nosso catálogo completo de cachaças, whiskies, vinhos e cervejas. Continue acessando o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades do mundo das bebidas. 

Dia do chefe de cozinha