Dia da Vodka

Dia da Vodka

Hoje comemora-se o Dia da Vodka e é de consciência de todos que ela é a bebida nacional da Rússia. Entretanto, grande parte das pessoas não conhecem a história do dia em que uma cidade inteira da Rússia ficou sem estoque de vodka por 1 dia. 

Pois bem, era fim da Segunda Guerra Mundial e é claro que com ela encerrando eles decidiram comemorar. Fizeram uma grande festa nas ruas que durou mais de 20 horas e resultou no esvaziamento de todos os estoques possíveis da cidade.

Dá para acreditar? Imagine o quanto eles beberam. Foi uma comemoração e tanto!

Por isso, após essa instigante história, vamos conhecer um pouco mais sobre a origem e algumas curiosidades da bebida para comemorar o Dia da Vodka.

História

O enredo da vodka começa no início do século XIV. Nessa época, o Império Russo recebia muitos presentes dos mercadores italianos de Genova que tinham o objetivo de estabelecer relações com países do leste europeu. E, dentre esses vários presentes, havia bebidas alcoólicas feitas a partir de uvas.

No início essas bebidas eram consumidas apenas pelos nobres e somente anos depois foram divididas com a população do país. A partir daí a tão desejada “bebida sagrada” feita de uvas, passou a ser feita de outros ingredientes, que eram mais comuns na Rússia. Começou-se a produzir vodka de trigo.

Além disso, a vodka também foi utilizada  no exército de Napoleão Bonaparte. Ela era usada para manter as forças e aumentar a adrenalina, além de esquentar o corpo no inverno rigoroso da época da guerra.  Outra função era ser utilizada como antisséptico para a limpeza das feridas e para a limpeza das armas. Ou seja, teve muita utilidade antes de ser a vodka que conhecemos hoje.

A atual vodka

Sua fabricação pode variar muito, pois pode ser feita com a fermentação de cevada, milho, trigo, figos, batatas, arroz, etc. Cada ingrediente confere um sabor e uma qualidade diferente para cada produto.

Ela normalmente é destilada em altas temperaturas e submetida a filtragens químicas, o que neutraliza o aroma intenso dos cereais.  Portanto, com essa diversidade de produção, existem diferentes vodkas. Porém, a classificação básica é:

Polonesa: sabor e aroma mais intensos; 

Ocidental: sabor suave e aroma neutro;

Russa: sabor intenso e marcante com sensação de queimação pós-consumo.

Conclui-se que a vodka faz parte da cultura russa, entretanto, não podemos negar que aqui no Brasil ela é extremamente popular. Por isso, a Bebidas Famosas trouxe cinco opções de vodkas que possuem um sabor marcante e que vão lhe conferir sensações e momentos únicos. 

Vodka Grey Goose 

Produzida na França, é feita com trigo semeado em outubro e colhido em agosto, o que dá quatro meses adicionais de crescimento em relação ao trigo de verão.  

Ela passa por um processo de destilação de cinco etapas que garante uma bebida mais suave, aveludada e refinada. Além disso, a filtração ocorre de forma natural através de rochas calcárias de Champagne.

Sabor leve, amanteigado e arredondado que se dissolve na boca. Escolha ideal para quem gosta de um gosto duradouro. 

Absolut Vodka Original Sueca

A famosa Absolut não podia ficar de fora, não é?

A vodka é produzida a partir de ingredientes naturais encontrados na Suécia e não contém adição de açúcar, o que proporciona o sabor puro e único. Sua fabricação é feita de modo tradicional, visto que usufrui da mesma técnica há mais de 100 anos. 

Ela é ótima para misturar com drinks, coquetéis, caipirinhas e claro, beber puríssima. Mas com moderação, viu? A Vodka contém uma graduação alcoólica de 40% vol.

Vodka Stolichnaya Elit

Stolichnaya é a marca de vodka mais prestigiada do mundo. Por isso, te garantimos que essa bebida vai te deixar sem palavras.

Produzida através de uma técnica secular da Rússia que consiste em resfriar a bebida a -18°C para que toda e qualquer impureza seja bem filtrada. Assim, resulta em um sabor aveludado e inigualável. 

Vodka Finlandia Classic

Essa vodka é curiosa porque é elaborada de forma peculiar. Para a fabricação, é usada a água mineral glacial mais pura. Dessa maneira, não é necessário filtrar visto que a refinação ocorre em rochas formadas há mais de 10 mil anos.

Além disso, a cevada utilizada na bebida é cultivada sob o “sol da meia noite”, um fenômeno que ocorre durante a estação do verão na Finlândia, onde o sol não se põe por exatos 73 dias. Isso auxilia no desenvolvimento de um grão menos oleoso e uma vodka mais pura e suave.

Só com esse modo de produção diferente e ousado, você já ficou louco/a para experimentar, não é? Pois é, o sabor é surpreendente.

Ciroc

E é claro que a clássica Ciroc iria entrar nesta lista, certo? Seu sabor suave e ligeiramente doce, torna a bebida tão única e conhecida. O aroma fresco natural das uvas deixa a bebida agradável tanto no cheiro quanto no sabor. 

O que diferencia a Ciroc das outras vodkas é a fabricação feita a partir de uvas finas francesas ao invés de utilizar grãos. Curiosamente, lembra bastante a bebida alcoólica que resultou na vodka que os mercadores italianos levaram pro Império Russo, não é?

E aí, qual foi a que mais chamou sua atenção? 

Aliás, fique ligado/a. Para comemorar, a Bebidas Famosas está cheia de novidades para você. Entre no nosso site para conferir as promoções e não deixe de comemorar o dia de uma bebida tão especial. Inclusive, todas as Vodkas citadas estão na nossa loja, não deixe de adquirir. 

Mas não se esqueça de uma coisa, viu? Quando for beber, lembre-se de dizer “Na Zdorovie!” ao levantar o copo. É uma forma dos russos falar “À saúde”. 

Feliz Dia da Vodka!

Dia da Vodka