Curiosidades sobre a Cachaça

Curiosidades sobre a Cachaça

Genuinamente brasileira e reconhecida no mundo todo, o destilado de cana-de-açúcar conhecido como cachaça, já enfrentou muito preconceito, mas hoje já desfruta de prestígio no meio etílico-gastronômico e vem recebendo cada vez mais atenção de curiosos, entusiastas e especialistas!

 

Conheça algumas curiosidades sobre a Cachaça:

1. Qualquer bebida produzida a partir da destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar com teor alcóolico entre 38% e 54%, com ou sem adição de frutas ou caramelo, é considerada aguardente. Já a cachaça não pode passar de 48% de álcool e nem conter nenhum outro elemento!

tipos-de-cachacas

Curiosidades sobre a Cachaça

2. A grande diferença entre a cachaça artesanal e a industrial é o processo de produção. A escala em que são feitas as bebidas industriais (além dos equipamentos envolvidos e cuidados empregados) resulta em aguardentes mais confiáveis do ponto de vista da qualidade, mas mais pobres em complexidade e sabor, se comparadas às artesanais. Estas, por outro lado, existem numa variedade tão grande e pouco documentada, que fica difícil escolher!

Cachaca-Brasileira21

Curiosidades sobre a Cachaça

3. A cachaça passa por um período de descanso antes de ser consumida, seja em tonéis de aço inox ou madeira, sendo que esta última confere maior complexidade de aromas à bebida. A maioria dos destilados é envelhecida em carvalho, a madeira mais comum no hemisfério norte. Já no Brasil, onde o carvalho é mais difícil de se encontrar, existem diversas madeiras usadas para esse fim, como: amendoim, jequitibá, bálsamo, amburana, ipê, cerejeira e canela.

curso-cachaca-producao-artesanal-qualidade-e1379514457949

Curiosidades sobre a Cachaça

4. Manda a tradição que a cachaça envelhecida seja consumida pura e a branca usada em drinques. No entanto, as possibilidades são inúmeras e não vale a pena se restringir a regras rígidas!

dose_Prata-738023

Curiosidades sobre a Cachaça

5. Não se sabe quando nem porque, mas existem algumas versões para o nascimento da palavra cachaça. Em uma delas, seria uma corruptela de cachaço, o porco selvagem cuja carne era amaciada na bebida durante o cozimento. Já a palavra pinga, ao que tudo indica, vem da de destilação em pequenos alambiques, onde a saída do produto final se dá em forma de pequeno e demorado gotejo.

cachaca

Curiosidades sobre a Cachaça