Como harmonizar vinho e chocolate

Como harmonizar vinho e chocolate

Há quem diga que a combinação do vinho com chocolate é uma das mais difíceis de alcançar a harmonização entre os sabores, sobretudo devido às três características básicas do chocolate: doçura, gordura e sabor forte. Porém, muitos enologistas (especialistas que estudam o vinho) defendem que apesar de exigir maior atenção e seletividade dos produtos, a combinação pode não só dar muito certo como agradar a diversos tipos de paladares diferentes, o segredo está em aprender como harmonizar o vinho e chocolate.

A primeira regra para alcançar a harmonização entre os sabores marcantes do vinho e do chocolate é sempre dar preferência para um vinho mais doce que o chocolate — do contrário, a doçura do açúcar pode inibir a percepção das papilas gustativas, atribuindo ao vinho um amargor exacerbado que prejudica a harmonia entre os elementos.

Uma dica importante para acertar na escolha dos produtos é a “regra das cores”: usar vinhos mais escuros para chocolates mais escuros. Essa regra ilustra a combinação tradicional entre o chocolate amargo e o vinho tinto, considerada garantia de sucesso por enologistas. É essencial que chocolates de sabor suave sejam combinados com vinhos semelhantes, assim como aqueles com sabor mais forte e maior teor de cacau exigem um acompanhamento encorpado de sabor mais intenso.

Na lista a seguir, confira os tipos de chocolate e de vinhos que melhor harmonizam entre si:

CHOCOLATE AMARGO

Possui sabor mais amargo em relação ao tradicional chocolate ao leite devido ao maior teor de cacau (entre 50% e 70%); harmoniza facilmente com diversos tipos de vinho, sobretudo os tintos. Exige um acompanhamento mais encorpado, harmonizando melhor com vinhos mais complexos e aromáticos. Cabernet Sauvignon, Pinot Noirdo Porto e Malbec são algumas das pedidas para acompanhar essa variedade de chocolate.

CHOCOLATE AO LEITE

Apresentando maior teor de açúcar e gordura, o chocolate ao leite é a variedade mais popular e versátil do doce. É facilmente encontrado em diversos tipos de sobremesas como bolos, mousses e tortas. Harmonizam os sabores de frutas vermelhas como as presentes no vinho do Porto, as notas terrosas e o adocicado presente nas variedades de Colheita Tardia.

CHOCOLATE BRANCO

Rico em gordura e açúcar, o chocolate branco pede maior atenção na hora de escolher o vinho. Porém para os apaixonados pela variedade, um mundo de novos sabores pode se abrir com as combinações. Sabores leves e frutados, como as notas de frutas vermelhas presentes nos Pinot Noir  são ideais para a harmonização com esse tipo de chocolate. Outra opção é combinar a delicadeza dos vinhos brancos com notas frutadas ou florais, como alguns Moscatos.