Como fazer um martini perfeito

Como fazer um martini perfeito

O martini é uma bebida associada ao poder, à classe e, é claro, ao James Bond. Mas suas raízes vão muito mais longe que isso, a um drink muito diferente do que é encontrado nos bares hoje em dia. O termo ‘martini’ parece estar substituindo ‘coquetel’ no uso comum, então há centenas de receitas de ‘martinis’, de martinis clássicos até os feitos com vodkas com sabor, em de sobremesa e as variedades modernas e descoladas que apenas lembram o martini clássico pelo tipo de copo usado. Então venha saber como fazer um martini perfeito!

Como fazer um martini perfeito

Como fazer um martini perfeito

Ingredientes

  • 45 a 60ml de gim
  • Uma gota a 30ml de vermute doce ou seco, dependendo do seu gosto
  • Um pouco de angostura
  • Gelo
  • Azeitona ou rodela de limão
  1. Coloque gelo na coqueteleira. Não economize; gelo é um componente necessário para gelar e misturar os outros ingredientes.
  2. Adicione o vermute. O tipo e a quantidade do vermute variam de acordo com o gosto de quem faz (de algumas gotas a uma dose). Algumas pessoas gostam de seus martinis “perfeitos” – ou seja, feitos com 50% de vermute doce (ou italiano) e 50% seco (ou francês), assim como é feito em bares.
  3. Mexa e despeje na taça. Passe vermute pela tava para formar uma película e jogue fora. Isso vai tornar o martini mais seco. Se estiver usando vodka, pode usar uma coqueteleira ou mexer o martini com uma colher. Você pode usar o copo da coqueteleira para mexer ou bater, se quiser. Algumas pessoas insistem que o gim nunca deve ser batido, mas sempre mexido para evitar “machucá-lo”. Experimente os dois e veja qual você prefere! Você também pode adicionar um pouco de angostura. Mas cuidado ao adicionar esse tipo de bebida porque só uma gota já faz diferença, pois é muito concentrado. Comece com menos e adicione mais se desejar. Mexa ou bata.
  4. A água resultante do gelo derretido é um ingrediente necessário para um martini bem feito, pois “quebra” um pouco o álcool.
  5. Despeje os ingredientes em uma taça de martini gelada.
  6. Enfeite ele com azeitona ou um rodela de limão e beba.
Como fazer um martini perfeito

Como fazer um martini perfeito