Cerveja: 5 curiosidades que você precisa saber

Cerveja: 5 curiosidades que você precisa saber

A cerveja é a bebida mais presente no dia a dia dos brasileiros. Tão amada entre o nosso povo para aquele happy hour e para se refrescar no nosso calor tropical, ela está em primeiro no ranking de bebidas mais consumidas no Brasil. Pensando nisso, trouxemos algumas curiosidades sobre a cerveja que você precisa saber. Vale até para impressionar os amigos na mesa do bar, viu?

 

1 – A invenção

É difícil ter certeza de quando ela foi inventada, por ter registros muito antigos da bebida. Há também o fato de muitos assentamentos dos povos antigos terem incendiado, apagando registros importantes para a história. Mas, ao contrário do que muitos pensam, ela não foi inventada na Alemanha. Muito antes da cerveja ser disseminada na Europa, ela já era produzida na Mesopotâmia, por volta de 4.000 a.C..

 

2 – A geladeira existe graças à cerveja!

Isso mesmo: pode agradecer à cerveja por essa invenção hoje tão importante no nosso cotidiano. A geladeira foi uma invenção encomendada em 1856 por uma fábrica australiana de cerveja. O responsável pela invenção foi o também australiano James Herrison, criando um sistema capaz de refrigerar e manter a temperatura do produto baixa. 

 

3 – A deusa da cerveja

O amor por essa loira não é de hoje e muito menos surgiu no Brasil. Os sumérios, por volta de  1.800 anos a.C., já tinham essa paixão que continua existente até hoje. A paixão pela bebida era tanta que existia até uma deusa da cerveja, a Ninkasi. Segundo a mitologia, a Mestre Cervejeira entre os Deuses nasceu das bolhas de uma fonte de água fresca. A deusa foi feita para “saciar o desejo” e “satisfazer o coração”. Resume bem o que é a cerveja, né? Além disso, o nome dela significa “senhora que enche a boca”. Um brinde à Ninkasi!

 

4 – A cor das garrafas

Já reparou que a maioria das garrafas  são marrom escuras? Isso tem um motivo: a cor ajuda a proteger o líquido dos raios ultravioletas, além de preservar o sabor da bebida. A partir da Segunda Guerra Mundial, entretanto, foram criadas as garrafas verdes como sinal de qualidade. Essas das garrafas verdes são produzidas com um lúpulo diferenciado e modificado industrialmente. Mesmo sendo mais caras e de maior qualidade, elas têm maior probabilidade de estragar com o tempo, pois essa cores mais claras não são tão boas para proteger a bebida como as marrom.

 

5 – Código de Hamurabi

Cerveja é coisa séria, disso a gente sabe. Tão séria que ela está presente no tão famoso Código de Hamurabi. Escrito por volta de 1772 a.C. na Babilônia, ditava algumas leis relacionadas à bebida, sobre sua comercialização, fabricação e consumo. Existia um racionamento diário de ingestão da bebida: 2 litros para trabalhadores, 2 para funcionários públicos e 5 para os administradores e o sumo sacerdote. Mas a melhor lei ia para os fabricantes da cerveja. Basicamente quem produzisse uma cerveja ruim, serviria pena de morte por afogamento na própria cerveja.

 

Gostou das curiosidades que trouxemos para você? Agora você está cheio de fatos interessante e pode contar para todo mundo e animar o papo no bar. Mas provavelmente agora deu vontade de tomar uma cervejinha, né? Aproveite para comprar na loja das Bebidas Famosas!