Canudos de plástico: por que você deve abandoná-los

Canudos de plástico: por que você deve abandoná-los

Desde criança somos seduzidos pelo uso de coloridos canudos de plástico. Os pequenos artefatos, embora totalmente dispensáveis na maioria das situações, são amplamente utilizados ao redor do mundo.  Não há dados mundiais, mas uma pesquisa mostrou que, apenas nos Estados Unidos são utilizados cerca de 500 milhões de unidades por dia!

A vida útil de um canudo é algo em torno de cinco a 10 minutos, mais ou menos o tempo que levamos para beber um refrigerante ou um milk-shake. No entanto, a sua permanência na superfície terrestre é bastante mais extensa, já que ele levam, aproximadamente, 500 anos para se decompor. Se esse número já não fosse o bastante, há outros bons motivos para banir os canudos sintéticos da sua vida:

Canudos de plástico - bebidas

Canudos de plástico: por que você deve abandoná-los

  • Representam  4% de todo o lixo plástico do mundo e estão entre os 10 principais itens de lixo marinho, segundo informações do grupo de defesa ambiental Ocean Conservacy.
  • Mais de 90% dos animais marinhos já ingeriram alguma quantidade de plástico. O que é esperado, já que cerca de oito milhões de toneladas chegam aos oceanos a cada ano. Nesse ritmo, haverá mais plástico do que peixes nos oceanos em 2050.
  • A produção dos canudinhos contribui para o consumo de petróleo, uma fonte não renovável;
  • Não são biodegradáveis
  • Por serem pequenos são compostos de vários tipos de plástico dificilmente são reciclados.
  • Também trazem prejuízos econômicos, se considerarmos que os custos com coleta de lixo representam 5% do orçamento dos municípios
  • São fonte de formação de microplástico, que já está presente nos alimentos, no sal  e na água potável do mundo inteiro.
  • Há várias opções para quem não abre mão do canudo: versões biodegradáveis ou ainda opções reutilizáveis: de metal, de vidro, grosso, fino, com dobra, sem dobra, decorados… Os modelos dão até um toque extra de personalidade para o copo.