Aprenda a fazer um bolo de chocolate com calda de vinho

Aprenda a fazer um bolo de chocolate com calda de vinho

Aprenda a fazer um bolo de chocolate com calda de vinho

O inverno tá chegando e nada melhor que beber um bom vinho durante o friozinho, ou comer um chocolate… Ou então, que tal juntar os dois? Essa é a combinação perfeita! Pensando no seu aconchego no inverno, separamos essa receita deliciosa desse bolo de chocolate com calda de vinho. Um bolo que você vai ter que deixar longe das crianças! Bom para você curtir um momento a dois e se esquentar.  

Se interessou? Então fica ligado na receita:

 

Bolo de chocolate com calda de vinho – o bolo

bolo-de-chocolate-com-calda-de-vinho-1

Ingredientes:

  • 1 xícara manteiga sem sal, cortada em pedaços
  • ⅓ xícara de farinha de trigo
  • 230g chocolate amargo (pelo menos 70% de cacau), picado
  • 1 xícara de açúcar
  • 4 ovos grandes
  • ¾ colher de chá de sal

 

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 165ºC e unte uma forma de fundo removível com manteiga e farinha. Derreta o chocolate com açúcar e manteiga. Isso em banho maria e mexendo sempre, claro, até que o chocolate esteja quase derretido – o que demora cerca de 3 minutos. Retire do fogo e continue a mexer até que o chocolate esteja completamente derretido e, então, deixe esfriar completamente.

Depois disso, transfira esta mistura de chocolate para a tigela da batedeira e em velocidade média, adicione os ovos 1 de cada vez, batendo bem após cada adição. Essa parte é importante, viu? Não dá pra colocar todos os ovos de uma vez só. Bata até que a mistura tenha uma consistência de mousse. Reduza a velocidade para baixa e adicione sal e ⅓ xícara de farinha; misture apenas até ficar homogêneo. Passe a massa para a forma untada.

Asse até ver que a parte superior ficou firme e as laterais ligeiramente escurecidas, 55-65 minutos, faça o teste do palito no centro do bolo. Tire do forno e deixe sobre uma grade, espere o bolo esfriar completamente antes de desenformar.

 

Bolo de chocolate com calda de vinho – a calda

bolo_de_chocolate_com_calda_de_vinho_3

 

Ingredientes:

  • 230g chocolate amargo (pelo menos 70% de cacau), finamente picado
  • ¼ xícara de manteiga sem sal, cortada em pequenos pedaços
  • ½ colher de chá de sal
  • ½ xícara de açúcar de confeiteiro
  • ½ xícara de vinho tinto (Pinot Noir é o mais indicado para esta receita)

 

Modo de fazer

Chegou a hora do protagonista da receita! Preparado? Dá pra ir fazendo enquanto o bolo assa no forno. Começa assim: derreta o chocolate, a manteiga, e o sal em uma tigela em banho maria. Mexa sempre (é fundamental!), até que o chocolate e a manteiga fiquem derretidos, o que demora cerca de 5 minutos. Misture o açúcar de confeiteiro.

Enquanto o chocolate derrete, leve o vinho para ferver em uma panela pequena. Assim que ferver, desligue o fogo.

Retire a mistura de chocolate do fogo e adicione ao vinho; com uma espátula misture os dois até engrossar pode levar de 5 a 10 minutos.

Coloque o bolo sobre uma grelha e despeje a calda. Com a ajuda de uma espátula espalhe a calda no topo e nas bordas. Deixe o bolo repousar à temperatura ambiente até que a calda endureça de, 2-3 horas.

Uma delícia dessas não dá pra deixar passar! Agora é hora de correr para o supermercado para comprar os ingredientes, porque você já deve ter ficado com água na boca (assim como nós. E, claro, o Pinot Noir tem que ser comprado na loja da Bebidas Famosas, que tem as melhores opções! Confira aqui e aproveite para comprar o melhor vinho para essa receita tão gostosa.