Bebidas alcoólicas: desvendando mitos

Bebidas alcoólicas: desvendando mitos

Seja para inibir o consumo, ou simplesmente por falta de conhecimento, o fato é que, ao longo do tempo, muitos mitos foram sendo construídos sobre as bebidas alcoólicas. A verdade é que, desde que consumidas com moderação, muitas bebidas alcoólicas podem ter efeitos benéficos ao organismo, como já foi demonstrado por diversas pesquisas.

bebidas alcoólicas

Desvendando mitos sobre as bebidas alcoólicas

Fomos atrás de respostas e vamos tentar ajudar a desvendar alguns destes mitos:

Cerveja dá barriga?

Um copo de 250ml de cerveja lager ou pilsen contém, em média, 100 calorias. Isso é menos ou o mesmo do que o encontrado em um copo de suco de uva (120), um copo de leite integral 200ml (116) ou iogurte de frutas (205).

O que geralmente acontece, é que a cerveja é servida acompanhada de petiscos bastante calóricos, como bolinhos ou batatas fritas. O consumo regular destes alimentos sim, pode engordar. Portanto, antes de culpar a cerveja, dê uma olhada para o lado e o responsável pode estar ali.

Não existe cura para ressaca

Claro que o melhor é sempre beber com moderação, mas ninguém esta livre de se empolgar e passar um pouco dos limites. Além de prometer que nunca mais vai beber, o melhor a fazer nesta hora é comer um sanduíche de bacon! Isto mesmo!  Os carboidratos e proteínas presentes na iguaria são quebrados em aminoácidos, que ajudam a restaurar os neurotransmissores que a bebida faz perder. Esta reação melhora o mal estar pós-bebedeira.

Beber ajuda a dormir

Beber um drink após um dia cansativo pode até te ajudar a relaxar enquanto você estiver acordado, mas não vai te ajudar a ter bons sonhos. Num primeiro momento, você até poderá cair em um sono profundo, enquanto seu corpo estiver ocupado metabolizando o álcool ingerido, mas logo que ele se liberar da tarefa, cobrará o esforço que você o fez fazer. Esta cobrança, normalmente, vem em forma de pesadelos, dores de cabeça, problemas digestivos, ronco, suor excessivo, seguidos de insônia. E, se você sofre de apneia do sono, esta cobrança pode ser fatal, pois pode te fazer parar de respirar. Portanto, muito cuidado!

Beber café ajuda a ficar sóbrio

O café é um estimulante e o álcool um depressivo. Nessa briga, o primeiro ganha fácil, mas isso não quer dizer que ele irá “curar” qualquer coisa, ela apenas irá deixar a pessoa mais alerta, assim como um energético, mas só o tempo pode curar o porre.

Tomar aspirina antes de beber previne a ressaca

Não existe milagre para evitar a ressaca e a única prevenção possível é não beber… De qualquer forma, todo bebedor diz conhecer algum truque ou medicamento que diz ajudar a amenizar os sintomas. Realmente, eles até podem servir como paliativos, mascarando alguns efeitos, mas de forma alguma, combatem a causa. Uma boa dica para reduzir os sintomas da ressaca é beber água entre um drink e outro.

Bebidas alcoólicas te mantém aquecido

Ingerir bebida alcoólica não te deixa mais inteligente, nem deixa as outras pessoas mais bonitas. Assim como não aquece. O que acontece é que o álcool dilata os vasos sanguíneos, trazendo o sangue para mais perto da superfície da pele, o que dá a impressão de estar mais quente, quando na verdade você esta perdendo calor.

Deixa dormir que melhora

O problema aqui é muitas pessoas confundem um desmaio pelo alto índice de álcool no sangue com um cochilo. Claro que, se a pessoa não está em condições de ficar de pé, o melhor é deixar que ela se acomode deitando em uma cama ou sofá. Porém, dormir nem sempre é uma boa opção pois um dos mecanismos mais comuns utilizados pelo corpo para se livrar do excesso de álcool é o vômito e, se a pessoa estiver dormindo, poderá se afogar. Então, se você é a pessoa mais sóbria desta história, coloque seu amigo deitado de lado e observe se a respiração está normal. Se notar qualquer alteração na respiração, chame ajuda.

Misturar bebidas alcoólicas te deixa bêbado mais rápido

O que determina o nível de embriaguez é a quantidade de álcool ingerido. O que ocorre ao misturar bebidas é que você pode estar tomando um tipo de menor teor alcoólico e misturar com uma mais forte, aumentando rapidamente o nível de álcool no sangue.