Bebida dos piratas: Rum

Bebida dos piratas: Rum

Bebida dos piratas: Rum

O rum é uma bebida antiga, obtida através da fermentação do melaço e outros derivados do açúcar. A bebida já existe há séculos e até hoje existem hipóteses sobre o porquê de seu nome. Tem gente que acredita que se origina da palavra em latim saccharum, que significa açúcar, porém também há quem acredite que a palavra rum tenha haver com a expressão inglesa rumbullion, que em português significa tumulto, se relacionando à arruaça que os bêbados fazem. Por ser levado em muitos barcos, ficou conhecido em grande parte do mundo, tendo uma fama especial no Caribe, onde a grande quantidade de cana permitia produzir rum grande quantidade.

Esse destilado começou a ser apreciado aproximadamente entre o século XVI e XVII, e, mesmo sendo uma bebida popular entre a maioria da população naquele tempo, ficou conhecido como a bebida dos piratas. Esses saqueadores do mar ingeriam a bebida  por diversos motivos, sendo um deles o fato de beberem o rum antes de batalhas, como forma de encorajamento. Além disso, piratas geralmente carregavam muitos barris, alguns saídos de roubos bem-sucedidos.

O rum é tem alto teor alcoólico, o que permitia que alguns piratas usassem um truque para fazê-lo render mais:  separavam a bebida em partes, as diluindo em água e distribuindo aos seus marinheiros antes de lutas.

A fama do rum foi sendo enriquecida com o passar dos anos. No século XVII espalhou-se um boato que afirmava que a bebida expulsava os ‘demônios’ do corpo, aumentando a sua popularidade.  

Que tal degustar alguns drinks feitos com a tão famosa bebida dos piratas:

Mojito, com sotaque britânico 

Bebida dos Piratas - Rum - Mojito

Bebida dos Piratas – Rum – Mojito

Este drink foi criado por um almirante inglês, com o objetivo de proteger seus marujos de doenças respiratórias e estomacais, no entanto, a receita mais popular é a de um bar cubano, veja ela aqui:

Ingredientes

6 ou 7 folhas de hortelã (mais um galho para decoração); 
2 colheres de chá de açúcar; 
1/2 Dose de suco de limão; 
1 Dose de rum prata leve; 
4 ou 5 pedras de gelo picadas; 

Modo de preparo

Amasse as folhas de hortelã, coloque o suco de limão e o açúcar. Acrescente o gelo moído. Finalize com a agua com gás e o Rum claro.

Cuba Libre, sucesso há gerações

Bebida dos Piratas - Rum - Cuba Libre

Bebida dos Piratas – Rum – Cuba Libre

6 colheres de rum

4 colheres de suco de limão

15 colheres de Coca cola

Modo de preparo  

Preparar direto em um copo long drink. Colocar o suco de limão e o rum sobre o copo com gelo. Adicionar a Coca- Cola e mexer vagarosamente. Decorar com uma rodela de Limão.

Piña Colada, sabor do Caribe

Bebida dos Piratas - Rum - Piña Colada

Bebida dos Piratas – Rum – Piña Colada

1 dose de rum claro

2 doses de suco de abacaxi

1 dose de leite de coco

1 colher (chá) de açúcar

4 pedras de gelo pequenas ou trituradas

Modo de preparo

Coloque os Ingredientes na coqueteleira e bata por aproximadamente 10 segundos. Coloque no copo devidamente decorado e depois acrescente coco ralado.