Harmonização de cachaça com petiscos e pratos variados

Harmonização de cachaça com petiscos e pratos variados

Harmonização de cachaça com petiscos e pratos variados

É sempre importante lembrar que não são apenas vinhos e cervejas que podem ser harmonizados com variados pratos. A cachaça também.

Um de nossos principais tesouros culturais, a arte da cachaça já não é restrita ao Brasil e possui admiradores espalhados por todo o mundo. Entretanto, a harmonização de cachaça com pratos variados ainda não é tão popular quanto, por exemplo, a tradicional caipirinha – cachaça, limão e açúcar servidos com gelo.

Mesmo não sendo conhecida, o costume de harmonização de cachaças segue a mesma linha do vinho e algumas outras bebidas. As cachaça de sabor intenso combinam com pratos de sabor intenso, as cachaças de sabor leve combinam com pratos de sabor leve.

via-cristina

Começando pelos petiscos, comida tradicional de bares, encontramos os mais variados tipos de cachaça e tira-gostos. Para petiscos como torradas, peixes, canapés, ovos de codorna e afins, a cachaça branca é a escolha certa. Já para pratos de sabor mais acentuado ou mais picantes, como torresmo, molhos condimentados, pimenta e carne de sol, a recomendação é a cachaça ouro.

Para os queijos, a lógica é a mesma. Para queijos leves, como o brie e minas, o par perfeito é a cachaça branca, enquanto para queijos mais fortes, como provolone, parmesão ou gorgonzola, a cachaça ouro é a recomendada.

Para pratos à base de carne vermelha, com molho ou churrasco, pode-se escolher uma cachaça ouro de teor alcoólico mais elevado. Seu sabor mais forte combina muito bem com os diversos cortes de carne vermelha.

pinga1

Uma forma de servir a cachaça e deixa-la resfriando antes de servir, o que ajuda a fazer com que o sabor da comida predomine sobre o sabor do álcool e acentue as outras características da cachaça.

Para escolher sua cachaça branca e ouro preferida, clique aqui.